Ir para o conteúdo

Conteúdo principal

Atlas da Boca de Gaya de Medeiros

O jeito que o corpo dá 1.0 de Luan Okun

ALKANARA - Duas pessoas abraçadas olham para a luz de um telefone - ©Mário Bettencourt
@ Mário Bettencourt
  • 09.07 2022
  • Mostra BRABA
  • Eventos Públicos
  • Espaço Alkantara
  • ENTRADA LIVRE, MEDIANTE RESERVA
  • M/18
  • 45 MIN

Sessões Esgotadas

No seu lançamento a BRABA apresenta de 7 a 10 de julho a estreia de ATLAS da BOCA de Gaya Medeiros, todas as apresentações são seguidas de uma performance diferente criada por artistas da comunidade Trans/Não-binária e de uma conversa com artistas mediada por pessoas convidadas.

Atlas da Boca é uma investigação de dois corpos trans acerca da boca como lugar de intersecção entre a palavra, a identidade e a voz, o público e o privado, o erotismo e a política. Busca novas narrativas, explorando os verbetes que se abrem da boca para fora e que se lêem da boca para dentro.

Ficha Artística

Direção e produção Gaya de Medeiros Cocriação e Atuação Ary Zara, Gaya de Medeiros Provocação, conceção e design do "Breve Atlas da Boca" João Emediato Vídeos Ary Zara Luz André de Campos Operador de Som Milton Estevam Tradução e legendagem Joana Frazão Coprodução Alkantara e Companhia Olga Roriz Gestão Irreal Apoio à Criação Self-Mistake Apoio Institucional República Portuguesa - Cultura | DGARTES - Direção Geral das Artes

O jeito que o corpo dá 1.0 de Luan Okun

ALKANARA - Atlas da Boca de Gaya de Medeiros - ©

O jeito que o corpo dá 1.0 procura as fugas necessárias para o desaparecimento da norma, e assim proporcionar a destruição conjunta da condição de sucesso, de fracasso, de gênero e racialidade.

A performance tem como intuito trabalhar movimentações corporais através de estímulos externos, como sons, cheiros e projeções, provocando assim uma forma de se colocar presente no espaço e tempo. Através de textos autorais, Luan Okun trabalha com temáticas políticas e sociais que perpassam a sua experiência e existência como pessoa Trans não binária, racializada e migrante no mundo como o conhecemos, mais especificamente na comunidade Lusitana.

Entendendo a importância de se ver como ser político e individual que compõe uma sociedade, logo com dever de ter comprometimento e responsabilidade para com a mesma, o performer narra conflitos, dores e delícias de ser como a sociedade normativa e desinformada não espera. Com bases sólidas de exercícios que estimulam o corpo como um todo e foco nas danças pélvicas como conexão à tecnologia ancestral, cria rupturas na hipersexualização do corpo racializado que se move e reapropria-se do olhar para o próprio corpo, rompendo com a binaridade de gênero.

O seu trabalho performático tem como intuito ativar o imaginário e olhar analítico individual da plateia para as movimentações propostas que contam uma história.

Ficha Artística

Direção Luan Okun Performer Luan Okun Art 3 Projeção YunaTurva

Gaya de Medeiros

Gaya de Medeiros (brasileira, 31 anos) é bailarina, diretora e produtora. Já trabalhou com diversos coreógrafos e já criou 3 trabalhos solo. Fundou a BRABA.plataforma a fim de viabilizar ações criativas direcionadas e protagonizadas por pessoas trans/não bináries. Interessada na pesquisa dos cruzamentos entre a palavra e o corpo, o privado e o público, o íntimo e o social, Gaya se pergunta sobre o lugar do drama na contemporaneidade.

Ary Zara

Ary Zara é trans de identidade não binária licenciado em Cinema pela ULHT e com estudos em guionismo, como bolseiro, na Universidade do Texas em Austin. Premiado pela Zon e com uma longa metragem vendida à Ukbar, desenvolve preferencialmente estéticas de vídeo queer e encontra-se atualmente em pré-produção de uma curta-metragem financiada pelo ICA e produzida pela Take it Easy. Criador do projeto activista T Guys Cuddle Too através do qual se tornou palestrante em diversos eventos, dando também formação a empresas e em estabelecimentos de ensino.

Luan Okun

Luan Okun, Trans Não binário, nascido em Ituiutaba no interior de Minas Gerais, começou os estudos artísticos no ano de 2014, cursou teatro na Universidade Federal de Uberlândia, onde deu início às produções artísticas e performáticas. Utiliza a corpovivência como a principal ferramenta para o fazer artístico. Compreendendo que o movimentar de uma corpa dissidente de gênero, racializada e gorda vem do desejo e força individual de romper com estruturas condicionantes aos nossos corpos pela normatividade e colonização. Atualmente vive em Lisboa, e...

Voltar ao inicio
This website is using cookies to provide a good browsing experience

These include essential cookies that are necessary for the operation of the site, as well as others that are used only for anonymous statistical purposes, for comfort settings or to display personalized content. You can decide for yourself which categories you want to allow. Please note that based on your settings, not all functions of the website may be available.

This website is using cookies to provide a good browsing experience

These include essential cookies that are necessary for the operation of the site, as well as others that are used only for anonymous statistical purposes, for comfort settings or to display personalized content. You can decide for yourself which categories you want to allow. Please note that based on your settings, not all functions of the website may be available.

Your cookie preferences have been saved.