Candidaturas abertas para residências no Espaço Alkantara

O programa de residências no Espaço Alkantara

O Espaço Alkantara, sede do Alkantara desde 2007, é um edifício histórico no bairro de Santos, em Lisboa. O programa de residências artísticas no Espaço Alkantara apoia a criação e experimentação na área das artes performativas. Em 2019 abrimos um conjunto de períodos para residências por candidatura.

Estão abertos os seguintes períodos:

  • 7 a 19 de maio
  • 20 a 31 de maio
  • 24 de junho a 7 de julho
  • 8 a 21 de julho
  • 22 de julho a 4 de agosto
  • 5 a 18 de agosto

  
As candidaturas podem ser para um único período ou para dois períodos contíguos, sendo a duração máxima das residências artísticas 4 semanas.

As candidaturas devem ter em conta a informação aqui apresentada e devem ser submetidas através do formulário online até 3 de março. Qualquer duvida poderá ser esclarecida por email: carla@alkantara.pt

O que oferecemos

As equipas em residência terão acesso ao estúdio do Espaço Alkantara e às áreas comuns (cozinha e escritório). Mais informações sobre o Espaço Alkantara, incluindo rider técnico, estão disponíveis aqui.

Cada projeto contará ainda com:

  • apoio financeiro no valor de 300€ por participante por semana (até um máximo de 4 participantes);
  • alojamento em Lisboa (quarto individual em apartamento partilhado para 2 participantes);
  • apoio para deslocações para Lisboa até 500€ (reembolso de despesas);
  • apoio técnico a acordar;
  • aconselhamento à produção, à montagem orçamental ou a financiamentos, se solicitado.
 
O que pedimos

Às equipas em residência será pedido que façam uma sessão pública de partilha do projeto em desenvolvimento. No passado estas sessões incluíram apresentações em formato de ensaio aberto, conversas sobre materiais de pesquisa, visionamento de filmes e workshops. Estamos disponíveis para discutir ideias sobre o projeto e sobre a sessão pública antes e durante a residência.

A quem se destina?

Esta candidatura destina-se a projetos na área das artes performativas (teatro, dança ou performance) de cariz experimental ou de pesquisa, incluindo projetos que envolvam outras práticas artísticas ou disciplinares.

 As propostas podem estar em qualquer fase de desenvolvimento (pesquisa, criação ou trabalho de materiais de uma peça que já existente) e podem ser de artistas individuais ou de colectivos, residentes em Portugal ou noutros países.

 Apesar de o apoio às residências ser calculado pelo número de participantes, aceitamos propostas de equipas com mais de 4 participantes. Serão privilegiados projetos de artistas que nunca tenham beneficiado do programa de residências do Alkantara. Propostas de grupos amadores ou de estudantes não são elegíveis.

Como submeter a candidatura

As propostas deverão ser submetidas através do formulário online até 3 de março. 
Todos os candidatos serão informados do resultado por email a 8 de março.
A seleção será feita pela equipa do Alkantara e não está sujeita a recurso.