Ciclo de apresentações PACAP 4

1-2 julho 2020
Espaço Alkantara
Lotação Esgotada

O Espaço Alkantara recebe o CICLO#3 de apresentações PACAP 4 (Programa Avançado de Criação em Artes Performativas), promovido pelo Forúm Dança com curadoria de João dos Santos Martins.

Nada para ensinar, tudo para aprender*
Pensar um plano de estudos é sempre um conflito entre o ideal e o possível, entre uma certa imposição de uma forma de ver e estar no mundo, e a criação de condições para originar outros mundos. Fui convidado a pensar um programa de estudos para artistas que se relacionam com a dança e a performance. Este programa não foi tão experimental quanto poderia. Rejeitou-se sobretudo a secular divisão entre disciplinas técnicas para colocar ênfase na troca de práticas entre artistas.
Assolados por um vírus que não julgávamos chegar próximo, experimentámos novos formatos e modelos de partilha, de endereçamento e de atenção, nos quais colocámos ao teste a capacidade e a permanência de fazer arte no momento menos propício ao seu desenvolvimento e, talvez por isso, o mais urgente quanto às questões que levanta ser artista hoje.
O programa de apresentações que agora partilhamos não é necessariamente resultado dos últimos seis meses de trabalho colectivo senão uma mostra de processos heterogéneos iniciados por um grupo de artistas dos continentes europeu e americano que isolada ou conjuntamente se sintonizaram, integraram, participaram, ativaram, divergiram ou rejeitaram este programa estudos. As suas preocupações rangem questões contemporâneas igualmente díspares de contextos geo-políticos diversos que aqui se assemelham sem nunca se assimilar: entre o típico questionar da eficiência social da arte, a propostas de ressonância entre mundo orgânico e inorgânico, do corpo humano e não humano, do ser e do outro, da medida exacta de veneno a administrar para curar, da vida rural e urbana aos restos da noite e do chorume, do espaço que está entre, ao espaço entre o nudismo e o nadismo.

“Ainda há quem diga que tudo perde quando não pode sair; que não têm nada para fazer – como se fazer e não fazer não fossem a mesma coisa.” (*Lourdes de Castro, Cartas à Lourdes: das 4 às 5, ed. Ricardo Nicolau)”
/ João dos Santos Martins

CICLO #03

19h00 – Aurora, Sara Vieira Marques (PT), 40 min.
19h50 – Heat is life, Bianca Zueneli (IT), 20 min.
20h20 – Porte, Laure Fleitz (FR), 20 min.
21h00 – Verde abismo ou eu nunca mais sonhei com isso, Isis Andreatta (BR), 35 min.
A partir das 19h00 – How do we continue together (vídeo em loop), Emily Barasch (US), 30 min.
* – Vulture Realness Invocation or I just can’t be like this with you anymore, (vídeo), Randy Reyes (US/GT), 7 min.

O PACAP – Programa Avançado de Criação em Artes Performativas é um programa de formação/criação para profissionais e estudantes de áreas artísticas que pretendem investir num período de experimentação avançada conciliando-o com uma investigação teórica e o exercício de práticas de corpo e movimento.