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Crossroads 1
Ed. Mark Deputter,
IETM / Danças na Cidade,
2003

 
CROSSROADS 1

Em colaboração com a rede internacional IETM (Informal European Theatre Meeting), Danças na Cidade / Mark Deputter editou um dossier sobre interculturalismo e dança contemporânea africana, que serviu inicialmente como documento de reflexão para o Encontro Satélite sobre “Colaboração entre o Norte e o Sul nas Artes do Espectáculo” (IETM, Bruxelas, Março 2003). Este volume centra-se na relação entre a Europa e a África no domínio da dança.
· Contribuições temáticas - textos introdutórios sobre a   colaboração Norte-Sul.
· Retratos – Breves apresentações de projectos, festivais, escolas
  de arte, companhas, recintos, etc., que estimulam a colaboração
  Norte-Sul na sua prática diária.
· Relatórios – Relatórios de encontros dedicados ao intercâmbio
  Norte-Sul.
· Contactos – Lista de contactos de pessoas e organizações
  envolvidas nesta temática.

Publicação on-line em pdf:
Português, Inglês, Francês
Também a partir da página do IETM:
www.ietm.org

Contribuições de Souleymane Koly (Ensemble Koteba de Abidjan, Costa do Marfim), Yusuf Mahmoud (Ziff / Festival dos Países de Dhow, Tanzânia), Germaine Acogny (École des Sables, Senegal), Lene Thiesen (Shuttle 02, Dinamarca), Jasper Walgrave (Danças na Cidade, Portugal), Cláudia Galhós (Portugal).


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Crossroads 2
Ed. Mark Deputter
IETM / Danças na
Cidade / Africalia

 
CROSSROADS 2


Na mesma linha do primeiro volume, "Crossroads 2" junta textos de vários profissionais das artes do espectáculo, com experiências sobre o interculturalismo e dança:
· Contribuições temáticas - a experiência e o ponto de vista
  pessoal de profissionais de dança com um percurso desenvolvido
  num ambiente intercultural;
· Retratos - casos interessantes de projectos, festivais, escolas de
  arte, companhias, espaços, etc, que estimulam a colaboração
  Norte-Sul na sua prática diária;
· Relatório sobre o Encontro IETM efectuado no âmbito do festival
  Africalia, em Bruxelas.

"Crossroads 2" foi lançado on-line em Outubro de 2003.
Existe em versão inglesa e uma versão francesa, e contém contribuições de Ousmane Boundaoné (Leitor na Universidade de Ouagadougou, Burkina Faso), Mark Deputter (Danças na Cidade, Portugal), Virginie Dupray (Studios Kabako, Congo/França), Salia Sanou (Centre Choreographique Development, Burkina Faso), Valérie Thfoin (AFAA, França), Isabelle Bosman (CACAO/CCAWA), Ong Keng Sen (Arts Network Asia), Amélie Clément (IETM, Bélgica).

Publicação on-line em PDF:
Inglês, Francês
Também a partir da página do IETM
www.ietm.org 


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Práticas de
Interculturalismo

Practices of
Interculturalism


Ed. Mark Deputter,
Danças na Cidade,
2001,
Lisboa
156 páginas
ISBN:
972-95398-1-2
Preço:
10
 
PRÁTICAS DE INTERCULTURALISMO

O livro Práticas de Interculturalismo junta uma selecção das palestras e discussões da conferência internacional sobre multiculturalismo, realizada pelas DANÇAS NA CIDADE em Novembro 99 no Centro Cultural de Belém. Esta conferência juntou criadores e operadores culturais de Angola, Cabo Verde, Brasil, Moçambique, Portugal, França, Alemanha, Holanda, Bélgica, Grã-Bretanha e EUA, para uma troca de experiências e ideias sobre o seu trabalho e o modo como este é afectado pelos desafios do multiculturalismo. O livro divide-se em quatro temáticascentrais: Multiculturalismo local vs. global, Estratégias de intervenção (ou não?),Intercâmbio cultural e pós-colonialismo, Conceito da 'contemporaneidade'.
Práticas de Interculturalismo / Practices of Interculturalism é uma edição bilingue editada por Mark Deputter e contém contribuições de Ann Rosenthal (MAPP, New York), Annemie Vanackere (Rotterdamse Schouwburg, Holanda), Germaine Acogny (Afrique en Créations - Rencontres de la Création Chorégraphique Africaine, Paris/Senegal), Mary Ann Devlieg (Informal European Theatre Meeting, Bruxelas), Dieter Lesage (Escola Superior Erasmus Bruxelas), António Pinto Ribeiro (Culturgest, Lisboa), Dieter Jaenicke (Sommer Theater Festival Hamburg, Arhus Festival), Laurent Dréano (Parc de la Villette, Paris e Lille 2004), Mark Deputter (Centro Cultural de Belém - Danças na Cidade), entre outros.
"Não se tratando de um estudo académico e aprofundado sobre o multiculturalismo e pós-colonialismo (…) esta série de testemunhos e debates, precisamente por ser baseada na experiência vivida no terreno por artistas e profissionais que fazem da prática intercultural o cerne da sua actividade, levanta questões e dá pistas para reflexão - sobre a necessidade de dar tempo ao desenvolvimento das parcerias interculturais e sobre a necessidade de dar voz e iniciativa às minorias culturais residentes nas grandes metrópoloes, por exemplo - que são muito úteis e oportunas, permitindo destacar a importância dos pequenos projectos, da relação de parceria e igualdade estabelecida entre profissionais no terreno, no prosseguinmento de uma política eficaz de intercâmbio e cooperação internacional" Gil Mendo, Le Monde Diplomatique, Novembro 2001.


"O filósofo Dieter Lesage pergunta provocante se o "problema do multiculturalismo" nas artes performativas não será um sinónimo da sempre
insaciável sede pelo "novo"? Ou serão "interculturalismo", "multiculturalismo" e "globalização" apenas tendências temporárias? Isto soa absurdo, considerando que entre 30 a 50% dos cidadãos europeus não têm origem europeia. Precisamente por isso "Praticas de Interculturalismo" é uma leitura estimulante para todos os que se interessam pelo futuro da Dança. Oportunamente ilustrado com uma série fotográfica dos fotógrafos Luciana Fina e Moritz Ehbergt, de produtos quotidianos como o sabão, conservas, pacotes de arroz, encontrados na Mouraria, um bairro realmente
multicultural de Lisboa."
Frank Werner, Ballet international.Tanz Aktuell, Nov. 2001


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Theaterschrift Extra.
Intensificação: performance
contemporânea
portuguesa

Intensivierung:
zeitgenössische
portugiesische
performance

Intensification:
performance
contemporaine
portugaise

Intensifiëring:
hedendaagse
portugese
performance

Intensification:
contemporary
portuguese
performance


Ed. André Lepecki,
Danças na Cidade/
Livros Cotovia,
1998,
Lisboa
222 páginas
ISBN:
972-8423-32-2
Preço: €7,50
 
THEATERSCHRIFT EXTRA

Theaterschrift é uma publicação internacional, normalmente publicada em Holandês, Francês, Inglês e Alemão produzida por sete organizações da área das artes do espectáculo. Danças na Cidade e Edições Cotovia publicaram Theaterschrift Extra, desta vez também em português. Reúne um conjunto de textos sobre dança, música, teatro e performance que propõe uma visão 'de dentro' da actual cena nacional.
O crítico de dança e antropólogo André Lepecki foi convidado para
coordenar um 'confronto' escrito, entre artistas intelectuais portugueses na área das artes performativas e os artistas publicados nas 12 edições anteriores de Theaterschrift. Assim, o resultado é um diálogo escrito entre o mundo artístico internacional e o mundo artístico português.
Afirmam os directores de Danças na Cidade no editorial do livro: "À nossa intuição de que houvesse uma tensão fértil entre contemporaneidade e periferia, preconceitos e realidade, ignorância e reconhecimento, foi dada resposta nas contribuições de Vera Mantero e José Gil, João Fiadeiro, Jorge Silva Melo, João Garcia Miguel, Alexandre Melo, Paulo Henrique, Sérgio Pelágio, Carlos "Zíngaro", Rui Eduardo Paes, Francisco Camacho e Lúcia Sigalho".










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Movimentos
Presentes.
Aspectos da Dança Independente em
Portugal

Present Movements.
Aspects of independent
dance in Portugal


Ed. Maria José Fazenda,
Danças na Cidade/
Livros Cotovia,
1997,
Lisboa,
176 páginas
ISBN:
972-8423-03-9
Preço: €
5,00
 
MOVIMENTOS PRESENTES
ASPECTOS DA DANÇA INDEPENDENTE EM PORTUGAL


"Esta publicação tem como objectivo traçar um quadro do panorama da dança independente em Portugal. Este quadro desenha-se tendo em atenção a efectiva interligação em rede de três aspectos: a actividade artística, social e cultural dos coreógrafos e companhias independentes, a dinâmica das estruturas de produção, apresentação e acolhimento de espectáculos ou artistas em residência, e a política governamental de apoio à criação e circulação coreográficas.
A encerrar este volume são enumerados os coreógrafos, companhias de dança, estruturas de produção, apresentação e acolhimento de espectáculos de dança e de residências artísticas mencionados ao longo dos textos, proporcionando assim ao leitor uma informação suplementar sobre a sua actividade."
Maria José Fazenda









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Movimentos

Ed. Maria de Assis
(textos)
e Albino Moura (fotografias),
Danças na Cidade, 1995,
Lisboa,
156 páginas
Preço: €2,5
 
MOVIMENTOS

Editado em 1995, o livro Movimentos surgiu pela necessidade abordar uma nova geração de coreógrafos / bailarinos que, a partir da década de '80, vieram alterar radicalmente o panorama da dança em Portugal.
A edição está organizada em duas partes: Inicialmente são apresentadas conversas que a crítica de dança Maria de Assis teve com coreógrafos portugueses, sobre o percurso individual destes. Afirma a autora dos textos: "Estes dezasseis percursos, colocados em paralelo, constituem um importante acervo documental para o estudo e a compreensão do dito fenómeno da Nova Dança Portuguesa." A segunda parte do livro é composta pelo catálogo de uma exposição fotográfica sobre a dança contemporânea portuguesa, a partir da visão de 9 fotógrafos, num total de 48 fotografias. Procura dar-se relevo ao produto final - a fotografia -, em vez de procurar fazer uma ilustração das peças e coreógrafos apresentados. Aponta Alberto Plácido, fotógrafo: "criei movimentos meus, sobre outros que não me pertencem". É ainda apresentado um quadro cronológico sobre os coreógrafos e peças apresentadas entre 1979 e 1995.



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