ALLISON BROWN,
JAN SCHUTZ E
AMANCIO GONZALEZ
[CAN/D]
Between
Capela das Mónicas

duração: 20 min

entre dentro e fora
entre claro e obscuro
entre transparente e sólido
entre privado e público
entre seguro e exposto
entre observar e ser observado
entre tu e eu


VOLTAR



ANDRÉ CASTRO [P]
Ouves árvores a
abanar a noite

Capela do Convento
do Salvador

duração: 15 min
repetidos
continuamente

O público entra, em pequenos grupos, num balneário onde é possível ouvir um som que não é concreto nem abstracto, vive num limiar. Esta vivência, no limiar, deve-se à origem do som em elementos quotidianos como a fala, um riacho, o vento, que através de diversas manipulações ganhou esta dimensão na qual é, nalgumas alturas, um som reconhecível e familiar e, noutras, irreconhecível.

VOLTAR



DAVID MIGUEL
[ESP/P]
99% Re.cycla.ble
Sala Multiusos do
Convento do Beato

duração: 10 min
" Imagem como cópia do "verdadeiro", imagem como modo de apresentar-se da realidade, imagem como forma de conhecer. Fragmentos, mensagens da cultura, obsessões dos sonhos, fantasias, jogos, estereótipos, recordações, vestígios... vertigem da imagem. Limites do observável, fascínio do invisível, ritmo do rito, narração do mito, simbolismo do poder, dramaticidade da visão, ternura da memória". In Imagens de G.P. Caprettini

VOLTAR


FILIPA FRANCISCO
E JORGE CRUZ [P]
Polaroids de plantas
carnívoras
Estufa do Jardim
Botânico da Univ. de Lisboa
duração: 20 min
Tendo visto por acaso uma planta com dentes, resolvi comprá-la e passar o tempo a observar as suas mandíbulas devorarem os repastos que eu lhes proporcionava (uma dieta essencialmente composta por moscas).
As armadilhas são minúsculas folhas, que se assemelham a pequenas bolsas.
Belas. Sedutoras. Fatais.

VOLTAR


GWENDOLYN
NIEUWENHUIZE [NL]
Zoals Elken Avond
(Uma noite igual às outras)
Jardim Botânico
da Univ. de Lisboa
duração: contínua
Pode-se observar uma mulher, vivendo a sua estranha vida, sozinha numa caravana. Sinta-se livre para andar à volta e observar de todos os ângulos. A actuação em vídeo, projectada na frente da caravana, representa o seu pensamento. Curioso sobre o interior da sua casa? Então, veja o vídeo mostrado na casota do cão ou espreite pela janela...
Um sistema de som com diferentes fontes completa este mundo.

VOLTAR


HEINE RØSDAL
AVDAL e
CHRISTOPH DE
BOECK [N/B]
Terminal
Mãe d'Água
duração: 20 min

Em terminal vemos o corpo como um recipiente, através do qual sinais ou 'presenças' podem viajar e entram e saem do corpo. Os sinais passam pela carne, numa presença repleta de informação, onde apenas traços desses movimentos são perceptíveis. Nesta série de performances trabalhamos com alguns desses traços, os efeitos de presenças estranhas ao corpo.

VOLTAR



LAURA BAÑUELOS
e MIGUEL CUNHA
[ESP/P & P]
Calçada ao Contrário
Jardim do Torel
duração: 20 min

HOMEM TOCA A SUA TROMPETA
SEM SOM
MULHER BATE AS VASILHAS CONTRA
A ESCADA
HOMEM VOLTA A TOCAR
NADA
TOSSE ASFIXIA-SE
MULHER BATE AS VASILHAS
CONTRA A ESCADA CADA VEZ
COM MAIS FORÇA
HOMEM VOLTA A TENTAR
CAI NO CHÃO DE JOELHOS
ASFIXIA-SE
MULHER BATE
HOMEM AGONIZA COM AS ÚLTIMAS
NOTAS
MULHER BATE COM MAIS FORÇA
"acera derecha" - rodrigo garcía

VOLTAR



LÍGIA SOARES,
RICARDO CARMONA
e RUTE LIZARDO [P]
Memórias redondas
de um jardim invisível
Pavilhão de Segurança do Hospital Miguel Bombarda
duração: 20 min

Este é um espectáculo baseado num imaginário inerente à libertação de convenções, tanto sociais como interiores - acções inúteis, espontâneas, cujo sentido está em serem, por si, só vitais e por isso verdadeiras. São acções que não precisam de justificações ou explicações e que assim se perderam da história, do tempo e da identidade.

VOLTAR



MANUELA RASTALDI
[I/B]
Stanze#
Espaço Alfama
duração: 20 min
Stanze (= divisão de um edifício) é uma série de solos criados e interpretados por Manuela Rastaldi para locais específicos; nestes trabalhos o genius loci (espírito local) de cada situação é o propulsor da coreografia que, por sua vez, se desenvolve numa estrutura de improvisação.

VOLTAR


NELSON GUERREIRO
[P]
Eu e tu, tu e eu
Atelier do Mercado
do Chão do Loureiro
duração: contínua

Eu e tu, tu e eu quer dizer interdependência. eu e tu, tu e eu, enquanto projecto de experiências-situações, vai incidir nessa evidência nem sempre evidente que se aplica a toda a vida, a todos os seres, a todos os fenómenos. Passamos a vida a utilizar o outro para fugirmos de nós mesmos. Para nos afastarmos da nossa essência e dos efeitos que resultam de estar em presença com o(s) outro(s), iludindo-nos ao sermos aquilo que julgamos ser não para nós mas para o(s) outro(s), mas será que o(s) outro(s) existe(m) fora de nós? Ou será que nós existimos separados do(s) outro(s)?

VOLTAR



PAULO MENDES e
ANTÓNIO OLAIO [P]
On-Off
Átrio do Ministério das Finanças

duração: 15 min

No espaço simulado de um café, dois personagens, dois homens comuns, encontram-se. Aquelas personagens foram ao café conversar ou conversam porque estão num café?

VOLTAR



PEDRO CARVALHO [P]
A (minha) mesa
SemSim Loja
duração: contínua
Todos os dias, depois do trabalho, passava pelo bar para tomar uma bebida. Sempre o mesmo bar e sempre a mesma mesa. Há muitos anos. No início era apenas uma hora. Depois comecei a ficar mais tempo, para o jantar e mais um copo antes de ir para casa. E um dia resolvi não sair mais. Ia comer, dormir ali mesmo, naquela mesa. Só sairia para ir ao WC e sempre que precisasse de alguma coisa, uma camisa ou um livro, alguém mo traria. Deixei emprego, família, ... - tudo! Aquele bar e aquela mesa passaram a ser a minha casa.
Até hoje.

VOLTAR


PETRA SABISCH -
CIE VERANDA [F]
Cartographics
Terraço do Mercada do Chão do Loureiro
duração: contínua

Através de soundcards que serão distribuídas, o visitante é convidado a explorar, durante 20 minutos, o terraço do Mercado do Chão do Loureiro. Escolhida de uma série de dez cartas diferentes (de música, identidade, indolência, movimento, etc.), a perspectiva oferecida pela soundcard cria um 'mapa de percepção', em vez de um guia visual, para apropriação ou controlo do espaço. Na medida em que cabe à/ao visitante decidir se quer ou não seguir as propostas apresentadas, o ritmo de Cartographics será completamente determinado pela experiência do público.

VOLTAR



THEOFANIS K.
MELAS [G/DK]
Espaço para erro pode
produzir um actor
Antiga Fábrica de Rações do Beato
duração: 15 min

e s p a ç o p a r a e r r o p o d e p r o d u z i r u m a c t o r
é uma peça de arte performativa para um actor e um fotógrafo. Esta performance trata de questões como: o que é que significa representar? Quando é que uma acção é propositada e quando é despropositada? Onde fica o limite entre actos como comportamento fingido e actos como realização de uma função? será um acto um estado de realização em oposição à potencialização? serão os actos feitos, ou prestes a serem feitos, de modo a produzir um efeito?

VOLTAR



TIAGO GUEDES [P]
Solo
Galeria ZDB
duração: 20 min

A minha casa é o meu único refúgio.
Quantas vezes não corri já para ela com medo da rua, do trânsito, das velhinhas e das crianças e de um eu social que muitas vezes domina e aniquila o que realmente sou.
(..)
De que forma o privado é revelador do que realmente sou ?

VOLTAR



VITALINA SOUSA [P]
Catástrofe Natural
Biblioteca do
Convento do Beato

duração: 8 min

"O clima é de tal modo duro que é absolutamente necessário concentrar o esforço numa única coisa. A paciência. A resistência. O distanciamento. A 50º C de temperatura e com o vento de areia vê-se tudo mais claro, quer dizer, não se vê mais nada..."

Miquel Barceló

VOLTAR