LAURENT GOLDRING
palestra

dia 20,
quinta-feira,
19H00, Hall CAMJAP

VOLTAR

© Oliver Charlot

CLAUDIA TRIOZZI
[I/F]
Dolled Up
- (re-regard)

dias 20 e 21,
quinta e sexta-feira, 21H00
dia 22,
sábado,
19H00 e 21H00
Galeria CAMJAP - Piso 1

Claudia Triozzi apresenta em partituras e paisagens excertos visuais do seu trabalho de performance/instalação Dolled Up. Ela comenta pessoalmente este seu trabalho em quarto ocasiões: "Em Dolled Up (...) interrogo-me sobre o meu próprio estatuto".

VOLTAR



CUQUI JEREZ [ESP]
A space odyssey
(2001)

dias 20 e 22,
quinta-feira e sábado,
20H00,
Sala de Exposições
Temporárias
duração: 50min
A space odyssey (2001) surge do meu interesse por referências e modelos visuais que armazenamos, para o reconhecimento de novas imagens. (...) Reconhecimento através da memória. Procuro um tempo de distúrbio, confusão, lentidão e rapidez, dificuldade e prazer, perda e busca, um estado mental muito activo no qual apenas tentemos encontrar onde, o quê, quem, como, quando; o momento antes do reconhecimento, quando a realidade ainda não é o 'lugar certo'.

VOLTAR

© Philipe Munda

FABRICE LAMBERT
[F]
No body, never mind

dia 20
quinta-feira,
22H00
dia 21,
sexta-feira,
20H00
Sala Polivalente

duração: 40min

No body, never mind é o resultado de um encontro e reflexão entre o coreógrafo Fabrice Lambert, o fotógrafo Philippe Munda e o artista de vídeo Sean Bacon. A peça investiga o acto de olhar para o corpo num espectáculo e questiona a condição daquele olhar, rompendo com o ponto de vista tradicional frontal do palco, através de um vídeo online e fotografia.

VOLTAR

DONATA D'URSO [I/F]
Pezzo 0

dia 21,
sexta-feira,
19H00 e 22H00,
Sala de Exposições
Temporárias
A instalação coreográfica Pezzo 0 apresenta uma coreografia que tem lugar à superfície da pele. Aquilo que cria e define o espaço não é a trajectória que o bailarino desenha, é antes a superfície do corpo que se torna o espaço. (...)

VOLTAR
LAURENT GOLDRING
& DONATA D'URSO

[F&I/F]
Sculpture mobile 2

dias 25 e 26,
terça e quarta-feira,
das 19H00 às 22H00
[pode-se entrar
e sair durante
a apresentação],
Sala de Exposição
Permanente
Sculpture mobile N° 2 é uma escultura que inclui pequenos pedaços de um corpo humano. É resultado de uma pesquisa em curso sobre a possibilidade de uma nova forma entre escultura e performance. (...)

VOLTAR

© S. Gonçalves C. Abreu

PAULO HENRIQUE
[P]
Around One
(ventos de outras bandas)

dias 25 e 26,
terça e quarta-feira,
das 20H00 às 22H00
[pode-se entrar
e sair durante
a apresentação]
,
Sala Polivalente
Around One é uma colagem, uma orquestração dinâmica de movimento, imagem e som, acompanhado/manipulado por intervenções ao vivo. O suporte será o próprio corpo no espaço em interacção com imagens construídas em tempo real e/ou pré-gravadas - linear e/ou não-linear. A presença do corpo divide-se em dois espaços presentes e visíveis ao mesmo tempo, envolto numa dimensão pictórica a partir de si mesmo. O som é manipulado em directo pelo público a partir de vários suportes vinil/CD justapostas com as imagens projectadas.

VOLTAR



JOÃO GALANTE
[P]
Hunny Bunny
dia 26,
quarta-feira, 22H00

Sala de Exposições Permanentes
Hunny Bunny é o primeiro filme de João Galante. É uma estória sobre sete mulheres em viagem. O que é irredutível nelas é o seu desejo de mudar o mundo.
O espaço onde estas mulheres se movem (...) é um espaço de trânsito, de ocupações provisórias, do sujeito individualizado. O espaço do viajante e da relação que estabelece com os lugares por onde passa, uma relação de espectador.

VOLTAR
LAURENT GOLDRING
& SÓNIA BAPTISTA
[F&P]
work in distress /
open working session

dia 27, quinta-feira,
das 19H00 às 22H00
[pode-se entrar
e sair durante
a apresentação],
S
ala de Exposições
Temporárias
Laurent Goldring tem trabalhado com um vasto número de performers e bailarinos nas suas exibições de vídeo. A convite de Danças na Cidade, Laurent continuou o seu trabalho em colaboração com Sónia Baptista.

VOLTAR


ALICE CHAUCHAT
[F]
Study
de dia 27 a dia 29,
de quinta-feira
a sábado,
19H30, 21H00 e
22H00,
Galeria CAMJAP - Piso 1
duração: 10min

Em study, Alice Chauchat constrói um arquétipo feminino pornográfico, num corpo masculino. Exposto de forma pornográfica e adoptando posturas femininas, o intérprete torna-se mulher em, pelo menos, dois aspectos da representação: a sua aparência e a sua relação com o olhar do outro.

VOLTAR


© Johan Dehaes

CHARLOTTE
VAN DEN EYNDE
& UGO DEHAES
[B]
Lijfstof
dias 28 e 29,
sexta-feira e sábado,
20H00,
Sala Polivalente
duração: 50min
lijfstof= substância corporal / material do corpo / material do corpo / pó do corpo

Lijfstof é um espectáculo de e sobre corpos. Surgiu da tentativa de combinar os nossos corpos com objectos, de modo a dizer algo mais sobre nós mesmos, sobre o corpo, sobre os humanos; como vivem e lidam com o mundo.
Entre outras coisas, o corpo é reduzido a um pedaço de carne e empacotado como uma coisa. Apenas a essência permanece: o corpo é um pedaço de pele cobrindo uma massa. Na sua forma completa é composto por um tronco, uma cabeça, 2 pernas e 2 braços, 10 dedos dos pés e 10 das mãos. Esta imagem é-nos familiar. Mas quão estranha esta imagem é realmente, quão repulsiva e ainda assim bela, e quão vulnerável?

VOLTAR

© Frederick Fiche

MYRIAM GOURFINK
palestra
dia 29,
sábado,
19H00,
Hall CAMJAP
encontro público com Myriam Gourfink

VOLTAR

© Steeve Luncher

MYRIAM GOURFINK
Rare
dia 30,
domingo,
18H00 às 24H00

[pode-se entrar e sair
durante a apresentação],
Hall CAMJAP
A música tem vindo a criar uma meta-linguagem que gera uma distância entre o pensamento musical (composição) e a produção do som. Podemos considerar a música sem considerar o som como o seu resultado. Isto parece ser uma grande fonte de inspiração, pois significa que a música é relevante a partir do momento em que o pensamento musical existe. Enquanto tentava encontrar um funcionamento similar adaptado à dança, interessei-me pela Notação Laban. Cedo se tornou óbvio para mim que, com o uso de instrumentos informáticos, seria possível utilizar esta linguagem estruturada na minha composição coreográfica e na escrita da coreografia a priori. A dança não é um movimento mas uma partitura, um lugar abstracto, um elo imaterial entre o coreógrafo e o intérprete.

VOLTAR