LAURENT
GOLDRING palestra dia 20, quinta-feira, 19H00, Hall CAMJAP |
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© Oliver Charlot CLAUDIA TRIOZZI [I/F] Dolled Up - (re-regard) dias 20 e 21, quinta e sexta-feira, 21H00 dia 22, sábado, 19H00 e 21H00 Galeria CAMJAP - Piso 1 |
Claudia Triozzi apresenta
em partituras e paisagens excertos visuais do seu trabalho de performance/instalação
Dolled Up. Ela comenta pessoalmente este seu trabalho em quarto ocasiões:
"Em Dolled Up (...) interrogo-me sobre o meu próprio estatuto". |
CUQUI JEREZ [ESP] A space odyssey (2001) dias 20 e 22, quinta-feira e sábado, 20H00, Sala de Exposições Temporárias duração: 50min |
A
space odyssey (2001) surge do meu interesse por referências e modelos
visuais que armazenamos, para o reconhecimento de novas imagens. (...) Reconhecimento
através da memória. Procuro um tempo de distúrbio,
confusão, lentidão e rapidez, dificuldade e prazer, perda
e busca, um estado mental muito activo no qual apenas tentemos encontrar
onde, o quê, quem, como, quando; o momento antes do reconhecimento,
quando a realidade ainda não é o 'lugar certo'. VOLTAR |
© Philipe Munda FABRICE LAMBERT [F] No body, never mind dia 20 quinta-feira, 22H00 dia 21, sexta-feira, 20H00 Sala Polivalente duração: 40min |
No body, never mind é o resultado
de um encontro e reflexão entre o coreógrafo Fabrice Lambert,
o fotógrafo Philippe Munda e o artista de vídeo Sean Bacon.
A peça investiga o acto de olhar para o corpo num espectáculo
e questiona a condição daquele olhar, rompendo com o ponto
de vista tradicional frontal do palco, através de um vídeo
online e fotografia. |
DONATA
D'URSO [I/F]
Pezzo 0 dia 21, sexta-feira, 19H00 e 22H00, Sala de Exposições Temporárias |
A
instalação coreográfica Pezzo 0 apresenta uma coreografia
que tem lugar à superfície da pele. Aquilo que cria e define
o espaço não é a trajectória que o bailarino
desenha, é antes a superfície do corpo que se torna o espaço.
(...) VOLTAR |
LAURENT
GOLDRING & DONATA D'URSO [F&I/F] Sculpture mobile 2 dias 25 e 26, terça e quarta-feira, das 19H00 às 22H00 [pode-se entrar e sair durante a apresentação], Sala de Exposição Permanente |
Sculpture
mobile N° 2 é uma escultura que inclui pequenos pedaços
de um corpo humano. É resultado de uma pesquisa em curso sobre a
possibilidade de uma nova forma entre escultura e performance. (...)
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© S. Gonçalves C. Abreu PAULO HENRIQUE [P] Around One (ventos de outras bandas) dias 25 e 26, terça e quarta-feira, das 20H00 às 22H00 [pode-se entrar e sair durante a apresentação], Sala Polivalente |
Around
One é uma colagem, uma orquestração dinâmica
de movimento, imagem e som, acompanhado/manipulado por intervenções
ao vivo. O suporte será o próprio corpo no espaço em
interacção com imagens construídas em tempo real e/ou
pré-gravadas - linear e/ou não-linear. A presença do
corpo divide-se em dois espaços presentes e visíveis ao mesmo
tempo, envolto numa dimensão pictórica a partir de si mesmo.
O som é manipulado em directo pelo público a partir de vários
suportes vinil/CD justapostas com as imagens projectadas. VOLTAR |
JOÃO GALANTE [P] Hunny Bunny dia 26, quarta-feira, 22H00 Sala de Exposições Permanentes |
Hunny
Bunny é o primeiro filme de João Galante. É uma estória
sobre sete mulheres em viagem. O que é irredutível nelas é
o seu desejo de mudar o mundo. O espaço onde estas mulheres se movem (...) é um espaço de trânsito, de ocupações provisórias, do sujeito individualizado. O espaço do viajante e da relação que estabelece com os lugares por onde passa, uma relação de espectador. VOLTAR |
LAURENT
GOLDRING & SÓNIA BAPTISTA [F&P] work in distress / open working session dia 27, quinta-feira, das 19H00 às 22H00 [pode-se entrar e sair durante a apresentação], Sala de Exposições Temporárias |
Laurent
Goldring tem trabalhado com um vasto número de performers e bailarinos
nas suas exibições de vídeo. A convite de Danças
na Cidade, Laurent continuou o seu trabalho em colaboração
com Sónia Baptista. VOLTAR |
ALICE CHAUCHAT [F] Study de dia 27 a dia 29, de quinta-feira a sábado, 19H30, 21H00 e 22H00, Galeria CAMJAP - Piso 1 duração: 10min |
Em study, Alice Chauchat constrói um arquétipo
feminino pornográfico, num corpo masculino. Exposto de forma pornográfica
e adoptando posturas femininas, o intérprete torna-se mulher em,
pelo menos, dois aspectos da representação: a sua aparência
e a sua relação com o olhar do outro. |
© Johan Dehaes CHARLOTTE VAN DEN EYNDE & UGO DEHAES [B] Lijfstof dias 28 e 29, sexta-feira e sábado, 20H00, Sala Polivalente duração: 50min |
lijfstof=
substância corporal / material do corpo / material do corpo / pó
do corpo Lijfstof é um espectáculo de e sobre corpos. Surgiu da tentativa de combinar os nossos corpos com objectos, de modo a dizer algo mais sobre nós mesmos, sobre o corpo, sobre os humanos; como vivem e lidam com o mundo. Entre outras coisas, o corpo é reduzido a um pedaço de carne e empacotado como uma coisa. Apenas a essência permanece: o corpo é um pedaço de pele cobrindo uma massa. Na sua forma completa é composto por um tronco, uma cabeça, 2 pernas e 2 braços, 10 dedos dos pés e 10 das mãos. Esta imagem é-nos familiar. Mas quão estranha esta imagem é realmente, quão repulsiva e ainda assim bela, e quão vulnerável? VOLTAR |
© Frederick Fiche MYRIAM GOURFINK palestra dia 29, sábado, 19H00, Hall CAMJAP |
encontro
público com Myriam Gourfink VOLTAR |
© Steeve Luncher MYRIAM GOURFINK Rare dia 30, domingo, 18H00 às 24H00 [pode-se entrar e sair durante a apresentação], Hall CAMJAP |
A
música tem vindo a criar uma meta-linguagem que gera uma distância
entre o pensamento musical (composição) e a produção
do som. Podemos considerar a música sem considerar o som como o seu
resultado. Isto parece ser uma grande fonte de inspiração,
pois significa que a música é relevante a partir do momento
em que o pensamento musical existe. Enquanto tentava encontrar um funcionamento
similar adaptado à dança, interessei-me pela Notação
Laban. Cedo se tornou óbvio para mim que, com o uso de instrumentos
informáticos, seria possível utilizar esta linguagem estruturada
na minha composição coreográfica e na escrita da coreografia
a priori. A dança não é um movimento mas uma partitura,
um lugar abstracto, um elo imaterial entre o coreógrafo e o intérprete. VOLTAR |
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