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ARIRY
ANDRIAMORATSIRESY de dia 17 a dia 20, de segunda a quinta-feira, 10H00 às 14H00 |
Este workshop centra-se no vocabulário de
dança que Ariry e os membros da sua companhia têm desenvolvido
durante muitos anos de pesquisa e experimentação. A base
deste vocabulário do movimento encontra-se nas danças tradicionais
de Madagáscar com várias influências da dança
moderna e contemporânea. A aula inicia-se com um aquecimento, com
especial atenção no uso e descontracção da
espinal medula. Os participantes trabalharão também com
improvisação, em pares. As aulas serão acompanhadas
com música ao vivo, de Madagáscar. |
MANUELA
RASTALDI de dia 17 a dia 20, de segunda a quinta-feira, 15H00 às 19H00 |
Este
workshop propõe alguns assuntos e técnicas que tenho vindo
a experimentar nas minhas últimas performances e que gostaria de
desenvolver e radicalizar no futuro. O corpo considerado como um ponto de vista e como ponto de partida. O corpo como uma impressão no espaço e no tempo. Como traduzir assuntos abstracto-poéticos em experiência física. Como explorar a qualidade do movimento espontâneo para desenvolver composição. Como articular conscientemente cada passo entre improvisação e material fixo para fazer a distinção / a trajectória entre 'composição instantânea', improvisação com 'regras', improvisação formalizada, material formalizado em tempo indefinido, material fixo usado livremente, material escrito e fixo em relação com um tempo predeterminado. Como combinar diferentes níveis de 'liberdade', por exemplo: uma voz completamente fixa (trajectória, tempos, material), outra 'livre' (improvisação sobre material conhecido + trajectórias), uma terceira entre as duas para criar as ligações, tratando padrões livremente conhecidos e células de movimentos. Como agir com as memórias, o espaço e a distância, com o que fica depois de um movimento ou um contacto entre dois intérpretes. Como alcançar conteúdos dramatúrgicos através da experiência física. VOLTAR |
MUGYIONO
KASIDO de dia 19 a dia 22, de quarta-feira a sábado, 10H00 às 14H00 |
Juntamente
com os participantes Mugyiono abordará as noções básicas
e os movimentos da dança clássica Javanesa e da dança
da máscara Javanesa. Tal como no seu trabalho coreográfico,
o elo será feito com formas contemporâneas de linguagem do
movimento e de dança. VOLTAR |
MEG
STUART de dia 20 a dia 25, de quinta a terça-feira (excepto domingo), 15H00 às 19H00 |
O workshop
concentrar-se-á nas maneiras como as imagens (inconscientemente)
afectam a forma como nos movemos. As imagens a utilizar serão recolhidas
de fontes existentes (material encontrado / fotografias / os média
/ vida urbana), misturado com imagens que criamos para nós próprios,
assim como imagens do nosso próprio corpo. Estas imagens serão
integradas no trabalho a desenvolver, explorando como podem expandir a nossa
imaginação e capacidades físicas. A partir destas ideias
de improvisação, serão discutidas estratégias
para o seu desenvolvimento em ideias coreográficas. VOLTAR |
MYRIAM
GOURFINK de dia 21 a dia 26, de sexta a quarta-feira (excepto domingo), 15H00 às 19H00 |
Vamos
explorar o peso, a lentidão e a respiração - três
factores que definem os nossos 'pré-movimentos', as nossas fontes
motoras mais profundas. A partir dos pré-movimentos trabalharemos
os micro-movimentos e micro-mudanças de direcção, gerando
assim uma quantidade considerável de gestos, considerando cada milímetro
de espaço, cada pedaço do nosso corpo, a nossa pele, as nossas
células. A interacção contínua destes dados (peso, respiração, lentidão) actua como uma limpeza do corpo interior e do espaço envolvente. Este fluxo incessante faz transparecer na nossa cara e no nosso corpo uma palete variada de estados de espírito que nos atravessam, sem que sejamos capazes de os identificar. Já existem anteriormente à linguagem (ou por detrás dela?), num estado de poesia. Esta concentração e atenção à acção física e corporal são as revoluções interiores de cada um de nós e de cada momento. Vamos seguir o seu percurso enquanto formalizamos a linguagem: uma partitura coreográfica escrita a priori. Para isso vamos recorrer a meios informáticos, nomeadamente a software de composição ambiental. VOLTAR |
ALLISON
BROWN de dia 24 a dia 26, de segunda a quarta-feira, 10H00 às 14H00 |
Um workshop
de quatro dias centrado no tema do 'simples e complexo'. Vou fazer um aquecimento
de cerca de uma hora com as técnicas de stressing que julgo úteis
(essencialmente ballet e ioga). Será desenvolvido material que vai
ser utilizado como fundo da improvisação. Técnicas
de improvisação de Forsythe como fragmentação,
reassignment, inversão, assim como outros métodos de improvisação
serão implementados para explorar o 'simples' e o 'complexo'. As
questões que coloco são: pode o complexo tornar-se simples?
Quão eficaz é a complexidade e em que ponto é que se
anula, e vice versa?
Allison Brown vive e trabalha em Frankfurt. Dança com o Ballet
Frankfurt desde 1996. Trabalhou com Amanda Miller, Saburo Teshigawara,
Twyla Tharp e New York City Ballet. Desde 1999 coreografa e apresentou
peças nas noites dos 'Coreógrafos Emergentes' em 2000 e
2001. Deu aulas em Kyoto e Tokyo em 2001 e 2002. Encontra-se a preparar
o seu trabalho para apresentar em 2003 na TAT em Frankfurt. |
THOMAS
HAUERT de dia 25 a dia 27, de terça a quinta-feira, 10H00 às 14H00 |
O foco
principal deste workshop será a exploração das possibilidades
de movimento do nosso corpo. Toda a articulação tem a sua
amplitude de movimento e são inúmeras as combinações
possíveis. O próprio corpo possui uma imensa sabedoria prática
sobre a sua anatomia e a sua mecânica, as suas acções
e reacções, e as suas interacções com forças
externas (gravidade, força centrífuga e centrípeta,
etc.) do que a nossa mente. Ao usar tarefas de improvisação podemos utilizar esta sabedoria para criar formas, ritmos, qualidades de movimento e trajectórias que vão para além do que a nossa mente poderia inventar. À medida que a mente transfere mais responsabilidade para o corpo, está mais livre para observar, para interferir ao desafiar o corpo com direcções adicionais que o conduzirão para além dos seus hábitos e a desfrutar disso. VOLTAR |
DAVID
ZAMBRANO de dia 26 a dia 30, de quarta-feira a domingo, 15H00 às 19H00 |
David
Zambrano desenvolveu e ensina a sua própria técnica FLYING
LOW. Esta técnica centra-se na relação que o bailarino
estabelece com o chão. Dançou e ensinou esta técnica
em mais de 40 países na Europa, Ásia e América. As
suas técnicas de ensaio são muito solicitadas por companhias
de dança, festivais e escolas como Rosas/Anne Teresa de Keersmaeker,
Sasha Walts and Guests, Ultima Vez/Wim Vandekeybus, P.A.R.T.S., Theaterschool
Amsterdam/SNDO, Internationale Tanzwochen Wien e Movement Research/Nova
Iorque. Conseguiu várias bolsas, prémios e parcerias, nomeadamente
do National Endowment for the Arts, The New York Foundation for the Arts,
The New York State Council for the Arts, the Jerome Foundation, The Rockefeller
Foundation, e Joyce-Mertz-Gilmore Foundation. VOLTAR |
AKRAM
KHAN de dia 27 a dia 30, de quinta-feira a domingo, 15H00 às 19H00 |
Inspirado
no Kathak (Dança Clássica Indiana) e nas técnicas contemporâneas
do release, Akram Khan vai ensinar aos participantes uma técnica
personalizada que desenvolveu através da sua formação
e experiência em ambas as disciplinas. As aulas vão focalizar-se
em modelos rítmicos rápidos, relação com o solo,
desconstrução dos princípios do Kathak e abordagem
das estruturas e dinâmicas físicas do trabalho de Akram Khan.
Deseja-se que os participantes tenham uma atitude criativa e analisem com Akram Khan vários métodos de improvisação, com vista ao desenvolvimento do seu próprio material e ideias de movimento. Os participantes deverão trazer joelheiras e roupa larga e confortável. Bases de dança: qualquer Dança Clássica Indiana, Dança Contemporânea, Ballet Clássico. VOLTAR |