Accessibility Resources in the Performing Arts
Acesso de pessoas com deficiência visual à arte e à cultura

- 03.06 2025
- Biblioteca de Marvila
- Free upon registration
- 10h00-13h00
- In Portuguese
Sorry, this page is only available in Portuguese.
Nesta formação de três horas, vamos abordar como pessoas cegas ou com baixa visão vivenciam experiências culturais e artísticas. A partir das vivências das formadoras Madalena Ribeiro e Ionara Silva, conheceremos formas de tornar a arte mais acessível, utilizando os sentidos, a criatividade e o respeito à diversidade. A formação tem três objetivos principais: compreender como pessoas com deficiência visual percebem e acedem a experiências culturais e artísticas; possibilitar o contato com ferramentas e estratégias de acessibilidade, como audiodescrição, Braille e materiais táteis; refletir sobre a importância da cocriação e do envolvimento de pessoas com deficiência visual na criação e divulgação cultural.
No final, as pessoas participantes terão noções sobre:
- Como pessoas com deficiência visual percebem o mundo;
- O papel do tato, do som e da imaginação na fruição artística;
- Ferramentas como o Braille, a audiodescrição e os materiais táteis;
- Boas práticas em espaços culturais;
- A importância de escutar e cocriar com o público com deficiência.
Esta formação destina-se especialmente a profissionais de museus, bibliotecas, centros culturais, escolas, artistas, educadores, produtores culturais e todas as pessoas interessadas em acessibilidade e inclusão na cultura.
Equipa formadora: Ionara Silva e Madalena Ribeiro
Data: 3 de junho (terça-feira)
Horário: 10h — 13h
Local: Biblioteca Municipal de Marvila
Vagas: 35
Formulário de inscrição disponível uma semana antes da formação.
A seleção de participantes é feita por ordem de inscrição e será confirmada por e-mail. Para qualquer informação adicional, contacta francisco.benedy@alkantara.pt. Para receberes o aviso de abertura de inscrições para as próximas formações, subscreve a newsletter do Alkantara.
Equipa formadora
Ionara Silva é produtora cultural, pesquisadora e empreendedora criativa com mais de 15 anos de experiência, tendo colaborado com associações, coletivos, grupos, empresas, instituições governamentais e organismos internacionais. É doutora em Ciências da Comunicação (Universidade Lusófona), pós-graduada em Gestão de Políticas Públicas de Gênero e Raça (Universidade de Brasília) e especialista em Indústrias Criativas: Gestão e Estratégias (Universidade de Lisboa). Durante três anos, liderou a área de acesso e públicos do Alkantara, sendo responsável pela implementação de boas práticas de acessibilidade e mediação no Alkantara Festival Internacional de Artes Performativas. É colunista do jornal Público e consultora em acessibilidade e negócios criativos.
Madalena Ribeiro é licenciada e mestre em Tradução nas línguas inglesa e alemã pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e pós-graduada em Acessibilidade Universal e Design for All pela Universidade Autónoma de Madrid. Cega de nascença, dedica-se há cerca de 15 anos à consultoria e formação nas áreas de recrutamento, atendimento e interação com pessoas com deficiência visual, comunicação motivacional e promoção do Braille. Considera-se embaixadora em Portugal dessa forma única de alfabetização para leitura e escrita de pessoas cegas congênitas ou com perda precoce da visão.
Fórum Cultura is part of PISTA, a training program jointly promoted by Alkantara and Polo Cultural Gaivotas | Boavista/Loja Lisboa Cultura. It targets cultural agents, including both professional organizations and individuals, seeking to enhance and refine their skills, exchange best practices, and engage in public discourse on contemporary cultural matters.

