Fórum Cultura: Voluntariado em contexto de festivais

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

18 mar.14h30-18h
Espaço Alkantara
Acesso gratuito, mediante levantamento de senhas no dia a partir das 14h (uma senha por pessoa).

Que diálogo existe hoje entre projetos/atividades culturais e voluntariado? Da precarização laboral à instrumentalização do voluntariado cultural, propomos um encontro de reflexão conjunta e diálogo crítico, em que problematizaremos conceitos e práticas. Reconhecendo a contestação existente em torno desta temática, queremos colocar em confronto representações, perspectivas, vivências e preocupações. Qual é a natureza do voluntariado cultural e como se enquadra na definição e legislação portuguesa de voluntariado? Em que medida o trabalho voluntário no âmbito de eventos culturais, especificamente em festivais de artes, reflecte um processo gestionário contínuo, promotor de compromisso, de desenvolvimento integrado de competências e de aprendizagens, bem como de construção de conhecimento e de influência na criação de uma esfera política de actuação? Como promover e provocar respostas alternativas às práticas (gestionárias) existentes?

Nos Fóruns Cultura do programa PISTA, desenvolvidos em parceira com o Polo Cultural das Gaivotas | Boavista/Loja Lisboa Cultura, abrimos espaço para discutir temas chave para o desenvolvimento profissional e de boas práticas entre agentes culturais. Neste primeiro Forum, juntam-se a nós representantes dos festivais DocLisboa, IndieLisboa, Festival Materiais Diversos, Trienal de Arquitectura, Walk&Talk e Bons Sons para discutir sobre voluntariado em festivais.
Moderação de Vanessa Marcos.

Vanessa Marcos é doutorada em Sociologia, tem mestrado em Desenvolvimento e Relações Internacionais e licenciatura em Relações Internacionais. Da sua experiência profissional destacam-se os projetos de ONGD no domínio da Cooperação para o Desenvolvimento e dos Direitos Humanos, em Portugal e internacionalmente. Docente convidada nas Pós-Graduações de Gestão de Projetos de Cooperação para o Desenvolvimento; Direitos Humanos; Gestão de Organizações de Economia Social (UCP – Porto). Consultora e formadora/facilitadora, em contexto de Educação Não Formal, em diversas temáticas, nomeadamente voluntariado.

Consulte o programa completo do PISTA.