Fórum Cultura: Voluntariado em festivais

18 mar.14h30-18h
Espaço Alkantara
Acesso gratuito, mediante levantamento de senhas no dia a partir das 14h (uma senha por pessoa).

Que diálogo existe hoje entre projetos/atividades culturais e voluntariado? Da precarização laboral à instrumentalização do voluntariado cultural, propomos um encontro de reflexão conjunta e diálogo crítico, em que problematizaremos conceitos e práticas. Reconhecendo a contestação existente em torno desta temática, queremos colocar em confronto representações, perspectivas, vivências e preocupações. Qual é a natureza do voluntariado cultural e como se enquadra na definição e legislação portuguesa de voluntariado? Em que medida o trabalho voluntário no âmbito de eventos culturais, especificamente em festivais de artes, reflecte um processo gestionário contínuo, promotor de compromisso, de desenvolvimento integrado de competências e de aprendizagens, bem como de construção de conhecimento e de influência na criação de uma esfera política de actuação? Como promover e provocar respostas alternativas às práticas (gestionárias) existentes?

Nos Fóruns Cultura do programa PISTA, desenvolvidos em parceira com o Polo Cultural das Gaivotas | Boavista/Loja Lisboa Cultura, abrimos espaço para discutir temas chave para o desenvolvimento profissional e de boas práticas entre agentes culturais. Neste primeiro Forum, juntam-se a nós representantes dos festivais DocLisboa, IndieLisboa, Festival Materiais Diversos, Trienal de Arquitectura, Walk&Talk e Bons Sons para discutir sobre voluntariado em festivais.
Moderação de Vanessa Marcos.

Vanessa Marcos é doutorada em Sociologia, tem mestrado em Desenvolvimento e Relações Internacionais e licenciatura em Relações Internacionais. Da sua experiência profissional destacam-se os projetos de ONGD no domínio da Cooperação para o Desenvolvimento e dos Direitos Humanos, em Portugal e internacionalmente. Docente convidada nas Pós-Graduações de Gestão de Projetos de Cooperação para o Desenvolvimento; Direitos Humanos; Gestão de Organizações de Economia Social (UCP – Porto). Consultora e formadora/facilitadora, em contexto de Educação Não Formal, em diversas temáticas, nomeadamente voluntariado.

Consulte o programa completo do PISTA.