Marta Ramos e Sara Zita criam “ZIMA”

17 – 30  agosto  2020
Espaço Alkantara

ZIMA de Sara Zita e Marta Ramos está em residência de criação no Espaço Alkantara de 17 a 30 de agosto, o projeto foi um dos selecionados para o programa Horário de Verão.

ZIMA é Marta e Sara juntas, numa procura pela exteriorização das suas formas voláteis – instáveis e sonhadoras – de existir, de observar e de interpretar essa condição. É um projeto que começou quase sem querer, com uma improvisação musical leiga, de voz e bateria. Vindas da dança, da performance e do design, mas mais interessadas numa pesquisa pessoal e artística do que nos seus hipotéticos talentos, esse lugar de liberdade pareceu muito apetecível e quiseram, assim, assumir ZIMA como um projeto real.
Têm-se unido para experimentar meios nunca antes por si explorados: os instrumentos musicais, as suas vozes, a (sua) poesia… Com uma abordagem naïf e minimalista, quase leve, mas que ganha outras dimensões com as camadas simbólicas que, comummente, acabam por lhe imprimir. Imagina-se um ser multidisciplinar, que possa conter tudo aquilo que Marta e Sara consideram falar melhor por elas. ZIMA são momentos sonoros e visuais dessa pesquisa ao interior e ao desconhecido, onde se vêem desastres naturais, humanos e pessoais, mas onde, entre o perigo iminente, ZIMA sobrevive.

Ficha Artística

Criação e interpretação Marta Ramos e Sara Zita Correia
Agradecimentos Leonardo Bindilatti, Maria Reis, OUT.RA (Rui Pedro Dâmaso, Vítor Lopes, Igor de Brito), Pedro Saraiva