“Kids” de Larry Clark + Conversa

7 de março, 19h
duração 90 min (filme) + conversa
entrada livre

A propósito da pesquisa da coreografa Ana Rita Teodoro para o seu próximo trabalho, FoFo, abrimos o estúdio do Espaço Alkantara para um visionamento do filme Kids (1993) e para uma conversa com a Ana Rita e o programador e crítico de cinema, Ricardo Vieira Lisboa.

Kids, filme incontornável da cinematografia norte-americana dos anos 90, surge na pesquisa de Ana Rita Teodoro como uma referência distante. Nele, tal como em Ken Park (2002), do mesmo realizador, ou Gummo (1997) de Harmony Korine, Ana Rita encontra personagens e corpos, na transição para a fase adulta, que transparecem a violência dos contextos em que vivem. Talvez nunca venha a ser reconhecível a relação entre o trabalho de Larry Clark e o de Ana Rita. Ainda assim olhamos para este filme em conjunto e conversamos sobre o que nele interessa à Ana Rita, ao Ricardo e a quem se quiser juntar à conversa.

Ricardo Vieira Lisboa (Lisboa, 1991) é licenciado e mestre em Matemática Aplicada e Computação e também mestre em Cinema na área de Realização e Dramaturgia. É programador do festival IndieLisboa, curador ocasional da Fundação Calouste Gulbenkian, e crítico de cinema no site À pala de Walsh, que cofundou e coedita. Como realizador assinou curtas- metragens e video-ensaios experimentais.

Ficha Técnica

Kids
Realização Larry Clark
Produção Gus Van Sant
Argumento Harmony Korine
Elenco Leo Fitzpatrick, Justin Pierce, Chloë Sevigny e Rosario Dawson