“Tu sabias que?” – Sete Anos Sete Escolas

3 abril, 14h30, Academia Almadense
12 abril, 21h30, Sala Estúdio do Teatro Joaquim Benite

Tu sabias que? é uma curta metragem de animação criada e interpretada pelos alunos das escolas secundárias Francisco Simões e António Gedeão no contexto do projeto Sete Anos Sete Escolas.
Tendo como base o espectáculo Terça-Feira: Tudo o que é sólido dissolve-se no ar, de Cláudia Dias com Luca Bellezze, os alunos trabalharam texto, coreografia e cenografia, criando a sua versão do trabalho, ao longo de oficinas de criação que decorreram no ano lectivo de 2017/2018.
Inspirado na obra de Osvaldo Cavandoli – nome emblemático do cinema de animação e referência também para o trabalho de Cláudia Dias – Tu sabias que? centrou-se na temática tratada na peça – a ocupação da Palestina por Israel e a sua relação com a actual crise dos refugiados.
Este trabalho pertence ao grupo de alunos. É a sua visão e os seus corpos de luta e resistência que vemos e ouvimos.

Sete Anos Sete Escolas é um programa satélite do projeto de criação Sete Anos Sete Peças de Cláudia Dias, que tem como objectivo o desenvolvimento de competências pessoais, de fruição e criação artísticas de jovens entre os 15 e os 20 anos, e a introdução de práticas artísticas no contexto da escola. Conta com o apoio e envolvimento da Câmara Municipal de Almada, e dos professores Ana Gouveia/Escola Secundária António Gedeão e Américo Jones/Escola Secundária Francisco Simões, cujo papel foi crucial.

As exibições de Tu sabias que? estão integradas no Mês da Juventude da Câmara Municipal de Almada.

Ficha Técnica

Coordenação Artística Cláudia Dias
Assistência Artística e Técnica Américo Jones e Ana Gouveia
Criação Colectiva Lara Martins, Bárbara Barbosa e Tiago Sacramento
Captação de Imagem Lara Martins, Bárbara Barbosa e Tiago Sacramento
Edição e Montagem Lara Martins, Bárbara Barbosa e Tiago Sacramento
Intérpretes Diana Barros, Inês Roque, Martim Jales, Tatiana Ribeiro e Lara Martins
Produção  Alkantara
Apoio Agrupamento de Escolas Francisco Simões; Agrupamento de Escolas António Gedeão

O projecto Sete Anos Sete Escolas conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian no quadro do Programa Partis – Práticas Artísticas para a Inclusão Social, e com uma rede de parceiros alargada dos quais se destacam O Teatro de Ferro e a Câmara Municipal de Almada.