A Estação de Outono - Ciclo Sobre Lembrar e Esquecer III
Paula Diogo
- 17.07 — 22.07 2021
- Artistas em residência
Paula Diogo imaginou o ciclo Sobre lembrar e esquecer para falar sobre o modo como a memória opera nas nossas vidas. Depois de Paisagem, apresentado em Março de 2021, A Estação de Outono, em co-criação com Alexander Kelly (Third Angel), encerra este ciclo iniciado em 2018 com o espectáculo com o mesmo nome apresentado no Teatro Maria Matos. Três espetáculos sobre o que escolhemos recordar ou esquecer, ou o que somos capazes de recordar e esquecer.
A Estação de Outono é uma peça para duas vozes. Dois estranhos (duas vozes, uma voz feminina e uma masculina) encontram-se regularmente em não-lugares e reconstroem os passos que conduzem ao desaparecimento de uma mulher. Como auxiliares de memória têm apenas uma coleção de fotos tiradas em espaços abandonados, que perderam a sua funcionalidade e foram tomados pela natureza. A criação projeta uma fantasia onde os atores não têm corpo e a relação com os espectadores é essencialmente feita através do som e da imagem.
Ficha Artística
Criação e Performance Paula Diogo e Alexander Kelly Texto Alexander Kelly (Third Angel - UK) Equipa Artística a definir Produção Má-Criação Residências Alkantara e Mala Voadora Parceiros Third Angel (UK), Mala Voadora e Festival Temps d’Images Parceiro institucional República Portuguesa - Ministério da Cultura
Projeto financiado pela República Portuguesa - Cultura | DGARTES - Direção Geral das Artes
A Má-Criação é uma estrutura apoiada pela CML e acolhida pelo Alkantara.
Nota biográfica
Paula Diogo, é actriz, performer e encenadora com um percurso marcado por processos colaborativos, nos últimos anos tem-se dedicado à criação e à produção de objectos artísticos. Formada pela ESTC em Lisboa, concluiu o Mestrado em Artes Performativas na LHI (Icelandic Academy of Arts), e foi co-fundadora de várias companhias e colectivos tais como o Teatro Praga (1995-08), TRUTA (2003-2010) e O Pato Profissional Lda (2003-10). Tem trabalhado com diversos artistas e companhias tanto em Portugal como no estrangeiro.Mais recentemente tem vindo a consolidar a Má-Criação (www.ma-criacao.com), uma plataforma que reúne criadores de diferentes percursos e geografias. Actualmente é uma das artistas apoiadas pela apap - FEMINIST FUTURES um projeto cofinanciado pelo Programa Europa Criativa da União Europeia (www.apapnet.eu) e integra o colectivo Celestial Bodies, um novo projecto dedicado à abertura de espaços que integram práticas de solidariedade, cuidado, empatia e espanto. Vive em Lisboa.