sobre

Alkantara

Alkantara dedica-se há mais de 25 anos à promoção e desenvolvimento de projetos na área das artes performativas, assumindo, a partir de Lisboa, um papel fulcral na constituição de uma comunidade internacional que não admite fronteiras físicas, artísticas e disciplinares. Desde Julho 2018, os diretores artísticos da associação são Carla Nobre Sousa e David Cabecinha.

#

Alkantara Festival

O Alkantara Festival é um evento bienal que desde 2006 apresenta em Lisboa um programa de espetáculos, conversas, concertos e festas que contribui para a reflexão sobre práticas artísticas na sua relação com as questões da sociedade contemporânea. É, como o seu antecessor Danças na Cidade (1993-2004), um importante lugar de encontro para profissionais das artes performativas e promove a internacionalização das artes performativas portuguesas através da coprodução e apresentação de artistas portugueses de diferentes gerações. A próxima edição do Alkantara Festival acontecerá em 2020.

#

Espaço Alkantara

No Espaço Alkantara — um edifício histórico em Santos, cedido pelo município de Lisboa em 2007 — o Alkantara desenvolve um programa de residências artísticas, encontros internacionais, apresentações públicas e acolhimentos. Durante o Alkantara Festival, o estúdio e pátio do Espaço Alkantara abrem para o público enquanto ponto de encontro do festival.

#

Sete Anos Sete Peças

Deste 2016 e até 2022 o Alkantara produz o projeto Sete Anos Sete Peças da coreógrafa Cláudia Dias. Desdobra-se em várias partes: a produção de uma peça por ano; a edição dos textos das peças com ilustrações de António Jorge Gonçalves (Sete Anos Sete Livros, com apoio do Teatro Nacional D. Maria II); e um projeto de formação em escolas do município de Almada e do Porto (Sete Anos Sete Escolas, com apoio PARTIS – Fundação Calouste Gulbenkian e Câmara Municipal de Almada).

#

Outros projetos

Em colaboração com o Polo Cultural Gaivotas | Boavista/Loja Lisboa Cultura, o Alkantara propõe um programa modular de formações e fóruns cultura para produtores e artistas, de livre acesso. O programa PISTA tem como objetivo promover o desenvolvimento e atualização de competências profissionais, à partilha de boas práticas e à discussão pública de temas e tópicos chave para o desenvolvimento profissional dos agentes culturais.