Blackface
Marco Mendonça
- 12.06 — 27.06 2023
- Artistas em residência
- Criação
A primeira criação de Marco Mendonça está em residência artística no Espaço Alkantara.
Blackface é um espetáculo a solo, uma conferência musical, entre o stand up e a fantasia, entre a sátira e o teatro físico, entre o burlesco e o documental.
Partindo de experiências pessoais e da história do blackface como prática teatral racista — desde as suas raízes nos EUA aos casos portugueses —, Marco Mendonça procura os limites do que pode, ou não, ser representado num palco.
Considerando a extensa biblioteca de eventos em que esta prática racista foi usada para retratar pessoas negras como membros inferiores da sociedade portuguesa, será possível achar que não existe racismo em Portugal?
O espetáculo é produzido pelo Alkantara e tem estreia marcada em novembro de 2023 no Teatro do Bairro Alto (Lisboa) no âmbito do Alkantara Festival 2023.
Ficha Artística
Direção artística, criação e interpretação Marco Mendonça Apoio à criação Bruno Huca Apoio à dramaturgia Gisela Casimiro Desenho de luz Rui Monteiro Música e sonoplastia Mestre André Cenografia Pedro Azevedo Figurino Aldina Jesus Produção Alkantara Co-Produção Teatro do Bairro Alto Residência de Coprodução O Espaço do Tempo Apoio à residência Moussem Nomadic Arts Centre
Marco Mendonça nasceu em Moçambique em 1995 e vive em Lisboa desde 2007. Licenciou-se em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Trabalha regularmente com a companhia Os Possessos. Estagiou no Teatro Nacional D. Maria II, onde trabalhou com João Pedro Vaz, Tiago Rodrigues e Faustin Linyekula. Integrou espectáculos de Liesbeth Gritter (Kassys), Tonan Quito e Mala Voadora. Estreou-se como autor e co-criador, ao lado de João Pedro Leal e Eduardo Molina, em "Parlamento Elefante", projeto vencedor da Bolsa Amélia Rey Colaço. Em 2021, venceu a Rede 5 Sentidos...