Sun & Sea
Espetáculo de Abertura Alkantara Festival 2022
- 11.11 — 12.11 2022
- Portas Abertas
- Culturgest
- Evento esgotado
- 60 min
- Em inglês, com libreto disponível em inglês e português
O Alkantara Festival regressa a Lisboa de 11 a 27 de novembro e arranca com um encontro em redor do belo, do mundano e da ruína.
A edição de 2022 abre com Sun & Sea, Leão de Ouro da Bienal de Veneza de 2019, uma ópera-performance das lituanas Rugilė Barzdžiukaitė, Vaiva Grainytė e Lina Lapelytė. Esta criação instala, na mundanidade veranil, a beleza e a catástrofe lado a lado. Expondo os pensamentos triviais de veraneantes, as criadoras apresentam o custo dos prazeres do consumismo, como quem faz do caos algo legível. Assistir a Sun & Sea é mergulhar docemente nas histórias de um mundo à beira do precipício.
Para abarcar a dimensão do espetáculo, foi necessária a mobilização de várias estruturas. A apresentação de Sun & Sea não seria possível sem a parceria entre o Alkantara Festival e o Centro de Arte Moderna (CAM) – Fundação Calouste Gulbenkian, da parceria com a Culturgest, onde esta peça se apresenta nos dias 11 e 12 de novembro, e ainda do Teatro Municipal do Porto, que também acolherá este espetáculo (4 e 5 de novembro, no Teatro Rivoli).
No Alkantara Festival 2022, peças de dança, teatro e performance, mas também momentos de conversa e de festa, serão lugares de partilha e descoberta, e espaço para olhar e pensar os tempos. As salas do Centro Cultural de Belém, da Culturgest, do São Luiz Teatro Municipal, do Teatro do Bairro Alto e do Teatro Nacional D. Maria II, além do Espaço Alkantara, voltam a acolher mais de duas semanas de festival.
A programação do Alkantara Festival 2022 será revelada na íntegra, em outubro, no Espaço Alkantara, em Lisboa.
De 11 a 27 de novembro, estamos à vossa espera!
Informações sobre acessibilidade
Não há lugares marcados.
O público assistirá de pé ao espetáculo a partir de uma estrutura de andaimes com dois andares. O primeiro andar tem 3 metros de altura e o segundo 5 metros de altura. O acesso é feito somente por escadas. Pessoas com mobilidade reduzida poderão assistir ao espetáculo a partir do nível do chão (que será o nível da praia).
O espetáculo não é recomendado para pessoas com labirintite ou vertigem crónica.



