Raquel Lima conversa com artistas do Alkantara Festival
Entre Setembro e Outubro de 2020, Raquel Lima — poeta, arte-educadora e investigadora de Estudos Pós-Coloniais — conversou com as pessoas que compõe o programa do Alkantara Festival 2020. Encontrou algumas pessoas em processo de criação, outras a refletir sobre trabalhos que retomam depois da pausa forçada dos últimos meses. As conversas são sobre os trabalhos que são apresentados no Alkantara Festival, mas também sobre sonhos, ativismo intelectual, e o que precisamos para continuar a criar e partilhar experiências artísticas.
Conversas editadas por Carla Nobre Sousa e David Cabecinha Videos Jorge Jácome e Marta Tradução e legendagem Carolina Matias, Joseph Owen (PT-ENG, ENG-PT) e Carina Rodrigues (FR-PT) Interpretação LGP Sandra Faria
Raquel Lima é doutoranda do Programa Pós-Colonialismos e Cidadania Global do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Bolseira FCT. A sua investigação centra-se em Oratura, Escravatura e movimentos afro diaspóricos. Licenciada em Estudos Artísticos, com especialização em Artes Performativas, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2008). Actualmente colabora com o projecto de investigação Post-Archive: Politics of Memory, Place and Identity da mesma Faculdade. Foi bolseira da 1ª edição do Programa INOV-ART, organizado pela Direcção Geral das Artes / Ministério da Cultura, no Festival Panorama de Dança do Rio de Janeiro, Brasil (2009) e bolseira Leonardo Da Vinci na Associação L’A do coreógrafo Rachid Ouramdane em Paris, França (2010). Em Portugal formou-se e trabalhou na produção executiva, comunicação e assessoria de imprensa de diversas estruturas de teatro, cinema e dança contemporânea, nomeadamente Comuna - Teatro de Pesquisa, Fórum Dança, Rumo do Fumo, Companhia de Dança de Almada, vo’arte, Lisbon & Estoril Film Festival, Doclisboa, entre outras. Co-fundou a associação cultural Pantalassa e foi Directora Artística e Coordenadora Geral das três primeiras edições do PortugalSLAM - Festival Internacional de Poesia e Performance. Publicou os seus poemas em diversas línguas e tem realizado performances e workshops em torno da poesia oral a nível nacional e internacional, destacando os workshops de poesia, raça e género: para uma escrita poética interseccional. Publicou, em Outubro de 2019, o seu primeiro livro e audiolivro de poemas intitulado Ingenuidade Inocência Ignorância, pelas editoras BOCA e Animal Sentimental.