Faustin Linyekula
Historia(s) do Teatro II
- 13.11 — 14.11 2021
- Estreia nacional
- Culturgest - Grande Auditório
- 14€ (ver descontos)
- M/12
- 110 min
- em francês e lingala, legendado em português e inglês
Faustin Linyekula revisita os primeiros passos da jovem nação congolesa na companhia de três membros originais do Ballet National du Zaïre.
A primeira memória de Faustin Linyekula ligada ao teatro é assistir na televisão à Epopeia de Lyanja do Ballet Nacional do Zaire. Esta peça, estreada em 1974 e que passou regularmente na televisão nas décadas de 70 e 80, conta a origem do recém criado Congo, combinando músicas e danças das suas diferentes regiões. Grande sucesso do Ballet Nacional do Zaire, a Epopeia de Lyanja mostra a vontade do presidente Mobutu de construir uma nação com uma nova identidade, que une diferentes tradições.
Pouco depois do movimento de independência na década de 1960, vários políticos de diferentes países africanos (como Sékou Touré na Guiné ou Léopold Senghour no Senegal) entenderam que o corpo, o movimento e a música podiam servir para inventar uma idea de nação. No entanto, o que poderia ter sido um espaço de reflexão sobre “o corpo da nação” rapidamente se transformou num instrumento de propaganda e fonte de rivalidades políticas.
Historia(s) do Teatro II é o encontro entre pessoas da companhia original, algumas em palco e outras em vídeo, um ator congolês que cresceu a vê-las na televisão e um ator branco, belga. Excecionalmente, nestas apresentações, Faustin Linyekula estará também em palco. Juntos, revisitam o legado da companhia e refletem sobre os seus papéis nos primeiros momentos da independência do Congo.
Ficha Artística
Direção Artística Faustin Linyekula Assistente de encenação Papy Maurice Mbwiti Com Faustin Linyekula, Wawina Lifeteke, Papy Maurice Mbwiti, Ikondongo Mukoko (vídeo), Marie-Jeanne Ndjoku Masula, Oscar Van Rompay (vídeo) Dramaturgia Stefan Bläske Assistente de dramaturgia (estágio) Castélie Yalombo Figurinos Ignace Yenga Técnico de luz Geert de Rodder Técnico de som e vídeo Frederik Vanslembrouck Vídeo L’épopée de Lyanja do Ballet National de la Compagnie Théâtre National Congolais (excertos) Produção Virginie Dupray/Studios Kabako, Greet Prové/NTGent Coprodução Künstlerhaus Mousonturm, Frankfurt am Main Apoio Belgian Tax Shelter Em colaboração com o Ballet National de la Compagnie Théâtre National Congolais e Isaano/ Positive Production (Kigali)
Projeto confianciado pelo programa Europa Criativa da União Europeia no âmbito do projeto Create to Connect, Create to Impact
Apresentado em Portugal com o apoio do Institut Français
Notas biográficas
Faustin Linyekula é um coreógrafo e bailarino que vive e trabalha em Kisangani, na região nordeste da República Democrática do Congo. Criou 17 peças que se apresentaram em vários países na Europa, em África, na América do Sul e do Norte, e em Austrália. O seu trabalho aborda a memória e o esquecimento, particularmente em relação à herança de décadas de guerra, terror, medo e colapso económico. Recebeu vários prémios, incluindo o Tällberg/Eliasson Global Leadership Prize (2019), o Soros Fellowship (2017), e o prémio principal do Prince Claus Fund (2007). Foi artista associado do Manège (Reims) de 2018 a 2021 e do Holland Festival em 2019. Foi Artista na Cidade em Lisboa em 2016. É o fundador e diretor de Studios Kabako, um centro de produção, formação, pesquisa e criação em Kisangani.