Betty Tchomanga
Mascaradas
- 18.11 — 20.11 2022
- TNDMII - Sala Estúdio
- 11€ (ver descontos)
- M/12
- 45 min
- Em inglês e francês com legendas em português e inglês.
Das profundezas das águas, do movimento e da voz, Betty Tchomanga traz à superfície um corpo fantástico e temido.
Este primeiro solo da bailarina e coreógrafa Betty Tchomanga é inspirado na Mami Wata (‘Mamã Água’), uma espécie de sereia que surge em várias culturas africanas e afro-diaspóricas. A Mami Wata tanto provoca fascínio e admiração como é vista como monstruosa - pelo seu físico e também pela sua capacidade sedutora, entendida como desviante das normas e dos valores tradicionais.
Em Mascaradas, Betty Tchomanga é uma sereia encalhada que desafia quem a observa. A sua voz, demasiado aguda ou demasiado grave, reforça a natureza do corpo híbrido que vemos em cena. A sua dança é construída a partir do salto, repetido e transformado. Salta acompanhando a pulsação da música, com referências à música eletrónica sul africana. Salta para exultar, expelir, aguentar, resistir, alcançar, morrer ou existir.
Ficha Artística
Criação e performance Betty Tchomanga Desenho de luz Eduardo Abdala Desenho de som Stéphane Monteiro Olhar externo Dalila Khatir e Emma Tricard Consultoria vocal Dalila Khatir Direção de produção Aoza - Marion Cachan Produção Lola Gatt Apoio de Endowment Fund of Quartz, national scene of Brest Apoio à criação Cidade de Brest e Ministério da Cultura - DRAC da Bretanha Patrocionio SARL SICC Saint-André-de-Cubzac Parcerias Le Pacifique - CDCN of Grenoble, L'Atelier de Paris CDCN, La Gare - Fabrique des Arts en mouvement in Relecq-Kerhuon, Festival La Bécquée - Un soir à l'Ouest, le Cabaret Vauban - Brest Patrocínio SARL SICC Saint-André-de-Cubzac Agradecimentos Marlene Monteiro Freitas, Gaël Sesboüé e Vincent Blouch Produção Lola Gatt
A associação Lola Gatt é apoiada pela região da Bretanha.
Folha de Sala - Mascaradas
Nasceu em 1989 na região francesa de Charente-Maritime, de pai camaronês e mãe francesa. Aos nove anos de idade, inicia a sua formação em dança jazz e dança clássica. De 2004 a 2006 estuda no Conservatório de Bordéus e também com Alain Gonotey Cie Lullaby. Em 2007, foca-se particularmente em dança contemporânea e ingressa no curso de coreografia do Centre National de Danse Contemporaine in Angers (CNDC), sob a supervisão de Emmanuelle Huynh. Em paralelo, continua a sua formação em estudos literários na Universidade Paris 3 Sorbonne Nouvelle, até 2014,...