O Fogo e a Floresta
Terra Batida - Escola Refloresta Livre
- 20.11 2022
- Teatro São Luiz
As inscrições para os workshops da Escola Refloresta Livre terminaram.
Os bilhetes para as conferências estarão disponíveis online em teatrosaoluiz.byblueticket.pt (50% da lotação) na véspera e na bilheteira do Teatro (restante 50% da lotação) no próprio dia, a partir das 15h, até 2 por pessoa.
Uma sessão entre o fogo e a floresta, ativando ferramentas da ficção especulativa, práticas de leitura e escrita e vozes da antropologia multiespécie.
O último dia do programa Terra Batida e do encerramento da Escola Refloresta Livre conta com uma colaboração entre Helen Torres, ativista e fabuladora argentina radicada em Barcelona e tradutora de Donna Haraway em Espanha, e Zoy Anastassakis, designer antropóloga brasileira radicada em Lisboa, que coordena o programa de estudos independentes humusidades.
WORKSHOP - 'O fogo e a floresta: experimentos de difração, fabulação e especulação' com Helen Torres e Zoy Anastassakis
SLTM - SALA BERNARDO SASSETTI
15H-17
As inscrições para os workshops da Escola Refloresta Livre terminaram.
Considerando o que nos lembra Donna Haraway quando aponta que “a semiótica material do fogo está em jogo em nossos tempos” (2016), como será que podemos pensar as múltiplas e emaranhadas relações entre o fogo e a floresta, como um jogo entre distúrbios, contaminações, ruínas e ressurgências em fricção? Para enfrentar esse problema, propomos algumas experiências de difração, fabulação e especulação. A partir desses gestos especulativos, buscamos provocar coletivamente um debate em torno das relações entre fogo e floresta.
CONFERÊNCIA - 'O que nos contam as florestas em chamas? Histórias de ruínas e ressurgências em fricção.' com Helen Torres e Zoy Anastassakis, e moderação de Rita Natálio.
SLTM-SALA MARIO VIEGAS
19H
ENTRADA GRATUÍTA MEDIANTE LEVANTAMENTO DE BILHETE
Os bilhetes para as conferências estarão disponíveis online em teatrosaoluiz.byblueticket.pt (50% da lotação) na véspera e na bilheteira do Teatro (restante 50% da lotação) no próprio dia, a partir das 15h, até 2 por pessoa.
Retomando conceitos e debates lançados por Anna Tsing e Donna Haraway, nesta palestra pensaremos com as histórias de florestas em chamas sobre ruínas e ressurgências em fricção. Brincando com um jogo de palavras recorrentes nas obras das duas autoras, observaremos os distúrbios causados pelos seres humanos queimadores de fósseis, mas, também, o que está em jogo na semiótica material do fogo para além do “Burning Man”.
FAQs
O que é a Escola Refloresta Livre?
A Escola Refloresta Livre é um programa de 3 dias organizado pela plataforma Terra Batida.
O programa é composto por 3 workshops acessíveis mediante inscrição prévia e 3 conferências de acesso público. As atividades do programa acontecem ao longo das tarde dos dias 18,19 e 20 de novembro.
Em que consiste a escola?
A escola dedica-se à pesquisa e à partilha de saberes sobre florestas e seus conflitos, em Portugal e no Brasil, a partir de uma perspectiva transdisciplinar. Serão feitas partilhas de ferramentas, ativação de práticas artísticas, apresentações de projetos em curso e debates.
Como posso participar nos workshops?
A participação nos workshops é feita mediante inscrição obrigatória via formulário google.
Podes aceder ao formulário AQUI
Pedimos que as pessoas inscritas possam participar nos três workshosps em pelo menos uma conferência. É por isso dada prioridade de acesso a quem possa participar no maior número de atividades.
Os workshops têm uma capacidade máxima de 50 pessoas. E as pessoas inscritas têm lugar garantido nas conferências.
Posso assistir apenas às conferências ?
Sim, para assistires às conferências basta reservar o teu bilhete na bilheteira online, no dia anterior à conferência, ou levantar na bilheteira do São Luiz Teatro Municipal no próprio dia do evento e até meia hora antes do início.
A lotação é limitada à capacidade da sala.
Qual o custo da Escola Refloresta Livre ?
Todas as atividades da Escola são gratuitas.
Para participar tenho que ter alguma formação prévia?
Não. É uma proposta para todas as pessoas.
Nasceu no Urugai, foi criada na Argentina e atualmente reside na Catalunha, Espanha, desde 1991. Estudou Ciências Políticas na Universidade Nacional de Rosário, e tem um mestrado em Cooperação e Desenvolvimento na Universidade de Barcelona e um mestrado em Sociologia na Universidade Autônoma de Barcelona. Também estudou inglês, argumentos de filmes e dramaturgia. Colabora com editoras e projetos de pesquisa em tarefas de tradução e edição; com universidades e entidades culturais através de cursos e conferências; com museus, centros de arte e centros...
Brasileira, passou os últimos anos entre o Rio de Janeiro e Lisboa. Bacharel em Design, mestre e doutora em Antropologia. Foi Diretora da Escola Superior de Desenho Industrial, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil (2016-18), onde, desde 2012, atua como Professora Adjunta, coordenando, também, o grupo de pesquisa “Laboratório de Design e Antropologia”. Na ESDI, coordenou o projeto de extensão universitária “Correspondências”, que envolvia a produção de espaços de conversação entre artistas e pesquisadores indígenas e estudantes e...
Artigos relacionados:
- 18.11.2022
- Terra Batida
Reflorestamentos afetivos & Casa Floresta
Terra Batida - Escola Refloresta Livre
- 18 NOV
- Terra Batida