Alina Ruiz Folini
Aeromancia
- 13.11 — 14.11 2023
- Espaço Alkantara
- Gratuito, levantamento de bilhetes no local
- 13.11 20h | 14.11 19h
- M/12
- 1h
Uma conspiração de ficções, erotismos e respirações, depois do sufoco tóxico.
Ao conhecer as minas abandonadas do Cabeço do Pião, no Fundão, ficou no corpo o sufoco dos restos tóxicos da mineração: partículas de poeira contaminadas, histórias silenciadas dos trabalhadores explorados e, também, a monocultura do sistema heterossexual obrigatório. Partindo desse afeto, tomámos como ponto de partida o gesto da respiração na sua potência transformadora e alucinatória. Investigamos a matéria do ar como uma interface invisível e viva, que cria circulações e misturas inesperadas entre seres humanos e mais que humanos. Conspiramos ficções de uma comunidade conectada através do ar e pelos ritmos coletivos da respiração. Experimentamos erotismos e vitalidades a partir da escuta da respiração, convocando forças vaporosas, etéreas e circulantes.
Alina Ruiz Folini
Ficha Artística
Conceito e direção Alina Ruiz Folini Criação e performance Alina Ruiz Folini, Emily da Silva, Bibi Dória Criação vídeo Patrícia Black Apoios Bolsa de Formação Fundação C. Gulbenkian, DAS Choreography, Universidade das Artes de Amsterdão - AHK Residências Estúdios Victor Cordon (Lisboa), Estúdio Parasita (Lisboa), Piscina (Lisboa), Materiais Diversos / Grand Studio (Bruxelas)
Artista, performer, coreógrafo não binário. O seu trabalho move-se entre coreografia, dança, escrita e práticas curatoriais. Realiza o Mestrado em Prática das Artes Performativas e Cultura Visual / Museo Nacional de Arte Reina Sofía (Madrid) 2017/18. Em 2020 faz parte do PACAP 4 - Programa Avanzado de Creação en Artes Performativas en Forum Dança (Lisboa), com curadoria de João dos Santos Martins. Atualmente realiza o programa de mestrado DAS CHOREOGRAPHY 2022/24 na Universidade das Artes de Amsterdam, com o apoio da Bolsa de Formação no Extrangeiro da...