Chim↑Pom from Smappa!Group
Side Trip
Integrada no Engawa – Temporada de arte contemporânea japonesa do CAM e na programação no Alkantara Festival 2023, a intervenção Side Trip cria um espaço temporário de celebração num terreno abandonado em Azinhaga dos Alfinetes, em Marvila, Lisboa.
Side Trip, pelo coletivo japonês Chim↑Pom from Smappa!Group, constrói-se em torno de uma rua provisória, que termina numa praça. No centro dessa praça existe uma torre - uma “Yagura” - referência às celebrações Bon Odori, festividades de bairro que no Japão servem para homenagear os mortos e os rituais de transformação.
O programa inclui concertos, performances, concursos de comida, um magusto, um mercado do bairro, food trucks, workshops e oficinas.
PROGRAMA
11 NOV
Magusto com castanhas assadas e jeropiga
Com o grupo comunitário 4Crescente
17H-19H
Música ao vivo & dj sets
Curadoria de Chelas é o Sítio (no âmbito do Festival Armador Kriativu)
com DJ Slick, C Jay, G Fema
19H-22H
12 NOV
Oficinas e atividades livres
Oficina Cultivar Futuros (Serve the City)
Oficina de reciclagem de plástico (PRODAC, Santa casa da Misericórdia)
11H-17H30
Mercado do Bairro
Com bancas de moradores dos bairros do Armador, Flamenga, Marquês de Abrantes, Alfinetes e Salgadas
12H-21H
Competição de Cachupa
por cozinheiras de Marvila, no âmbito do Festival Armador Kriativu
13H-15H
Laboratório “O que há num nome?”
Ação participativa para a reflexão e recolha de possíveis nomes para o novo Parque Urbano da Quinta do Marquês de Abrantes
15H30-18H
Música ao vivo & DJ sets
Com curadoria de Chelas é o Sítio (no âmbito do Festival Armador Kriativu)
com DJ Slick, Rato Chinês, Beats e Mix de jovens artistas, Gohu
18H-22H
18 NOV
Breaking battle
Em parceria com a Dedicated
14H-18H30
Oficinas
Workshop Cultivar Futuro (Serve the City): construção de ninhos de pássaros e hotéis de insectos
Oficina Ciclopes (em parceria com Kriativu): reparação de bicicletas
14H-17H
19 NOV
Almoço comunitário e encerramento
Com cachupas cozinhadas por D. Amélia Mascarenhas (bairro Ajuda) — Vencedora - Melhor Cachupa de Lisboa 2023
Motomu Inaoka, (Chim↑Pom from Smappa!Group) — Menção honrosa - Melhor Cachupa de Lisboa 2023
13H-16H
Sobre o projeto
Em 2018, o grupo comunitário 4Crescente submeteu uma candidatura ao Orçamento Participativo para a construção de um parque, que foi rejeitada. Nessa altura, o município tinha outros planos para o terreno. Apesar dessa primeira recusa, o grupo não desistiu de lutar e, em 2019, a construção deste novo parque urbano foi aprovada e irá regenerar uma área de mais de sete hectares junto à linha de comboio.
É esta vitória que Side Trip partilha e celebra, antecipando a convivialidade neste futuro parque e convidando habitantes de outros bairros de Marvila e do resto da cidade de Lisboa a ocupar este espaço.
No passado, também num questionamento sobre como são vividos e os espaços públicos, em 2017- 2018, o coletivo Chim↑Pom from Smappa!Group tinha já desenvolvido o projeto 道(street), criando uma rua que ligava o interior do Museu Nacional de Belas Artes de Taiwan com o jardim ao ar livre e a rua pública adjacente. Concebido no âmbito da "Asian Art Biennale 2017", esse projeto foi parcialmente inspirado na história dos estudantes do movimento estudantil Sunflower Movement que ocuparam o Yua Legislativo (Parlamento), em que a rua conectava o interior do museu e o Yuan Legislativo. O projeto, com um potencial de protesto e de cumplicidades, questionou o quão público é o espaço de um museu nacional. Esta 道(street) não era nem uma via pública nem um museu nacional, mas um espaço público alternativo.
O programa de Side Trip é desenvolvido em conjunto com o grupo comunitário 4Crescente e várias comunidades locais. Destaca-se ainda a parceria com a associação Kriativu, que traz para o Side Trip o seu Festival Armador Kriativu, com curadoria musical de Chelas é o Sítio.
Ficha Artística
Projeto criado por Chim↑Pom from Smappa!Group (Ryuta Ushiro, Yasutaka Hayashi, Ellie, Masataka Okada, Motomu Inaoka e Toshinori Mizuno) Em colaboração com Associação Kriativu - Festival Armador Kriativu, Chelas é o Sítio, Grupo Comunitário 4Crescente Produção Executiva Francisca Aires (CAM – Centro de Arte Moderna Gulbenkian), Joana Costa Santos e Sinara Suzin (Alkantara) Coordenação Técnica Cárin Geada Interpretes Hibiki Mizuno, Rebeca Gomes e Yumi Shimizu Consultoria urbana ETC - Projects Galeria Chim↑Pom from Smappa!Group ANOMALY Coprodução Alkantara & CAM – Centro de Arte Moderna Gulbenkian Com o apoio de Bibliotecas Municipais de Lisboa - BLX, Câmara Municipal de Lisboa - CML, VIC Properties
Conhecido como «a face subversiva da cena artística contemporânea japonesa», o coletivo Chim↑Pom foi criado em Tóquio, em 2005, por Ryuta Ushiro, Yasutaka Hayashi, Ellie, Masataka Okada, Motomu Inaoka e Toshinori Mizuno. Em 2016, o coletivo criou, na restrita Zona de Exclusão de Fukushima, a exposição internacional de longa duração Don’t follow the wind e abriu em Tóquio a galeria Garter, um espaço dirigido por artistas, a fim de selecionar e apresentar obras dos seus contemporâneos. Em 2022, o coletivo de artistas apresentou a sua primeira retrospetiva...