Encontros Para Artistas
- 10.11 — 20.11 2023
COMMON LAB 2023
8-19 NOV
Common LAB 2023 é um laboratório itinerante para artistas na área do teatro, dança e performance. Durante 8 semanas, experimentam-se práticas, coletivas e individuais, partilha-se conhecimento e desenvolvem-se pesquisas artísticas.
Na sequência de uma open call, oito artistas iniciaram um percurso em Setembro em Bobigny, passando depois por Estocolmo e Cairo. Terminam o percurso com duas semanas de laboratório em Lisboa, onde poderão assistir aos espetáculos do festival e continuar a desenvolver os seus projetos individuais, em conversa com o grupo e com outras pessoas convidadas. Common LAB 2023, o primeiro de 3 laboratórios, é parte do projeto Common Stories, um projeto que junta organizações de artes performativas, artistas e públicos para ampliar narrativas Europeias e abordar as noções dinâmicas de identidade e diversidade, numa sociedade europeia em transformação.
Common LAB 2023, o primeiro de 3 laboratórios, é parte do projeto Common Stories, que junta organizações de artes performativas, artistas e públicos para ampliar narrativas Europeias e abordar as noções dinâmicas de identidade e diversidade, numa sociedade europeia em transformação.
Common stories é um projeto desenvolvido pela Maison de la Culture de Seine-Saint-Denis, MC93, Bobigny (FR), pelo Teatro Nacional Wallonie-Bruxelles, Bruxelas (BEL), pelo Alkantara e Culturgest, Lisboa (PT), africologneFestival, Colónia (GER), Riksteatern, Estocolmo (SWE), em parceria com TR Warszawa, Varsóvia (PL), Orient Productions – DCAF Festival, Cairo (EG), CulturArte, Maputo (MOZ), Les Récréâtrales, Ouagadougou (BF), cofinanciado pelo programa Europa Criativa da União Europeia.
Sabe mais sobre o COMMON LAB 2023 em commonstories.eu
IN EX(ILE) LAB
17-19 NOV
In Ex(ile) Lab é um projeto de dois anos que procura apoiar um grupo de 12 artistas que se mudaram recentemente para Chipre, França, Itália ou Portugal, e que querem integrar-se profissionalmente no país onde agora residem. Para isso oferece condições para a criação de uma performance, para o desenvolvimento de contactos profissionais, para aconselhamento artístico por parte de artistas com carreira estabelecida e para chegar a novos públicos no espaço europeu. A meio do projeto, uma parte do grupo de artistas encontra-se em Lisboa, para assistir a espetáculos do festival e apresentar o seu trabalho a agentes culturais.
A seleção de artistas foi feita a partir de uma Open Call, que elegeu 12 artistas no total; 3 em cada país.
IN EX(ILE) LAB é concebido e implementado por quatro organizações culturais: atelier des artistes en exil (França), Visual Voices (Chipre), Alkantara (Portugal), Santarcangelo Dei Teatri (Itália). Fazem também parte do projeto cinco organizações associadas: Abantu social cooperative (Itália) Acesso Cultura (Portugal), Cyprus Refugee Council (Chipre), La Briqueterie (França), Théâtre National de Chaillot (França). E quatro pessoas peritas Eva Neklayeva, Maral Bolouri, Khaled Barakeh, Khaled Alwarea. Estes membros fornecem o seu feedback sobre a concepção e implementação do projeto. IN EX(ILE) LAB é um projeto cofinanciado pelo programa Europa Criativa da União Europeia.
Mais informação sobre o projeto e artistas selecionados em inexilelab.eu
Projetos cofinanciado pela União Europeia no âmbito do programa Creative Europe
MATÉRIA LEVE
12-20 NOV
Matéria Leve é um grupo de estudo em iluminação cénica coordenado por Leticia Skrycky. O projeto é direcionado a mulheres, pessoas não binárias e transgénero. Um espaço coletivo de aprendizagem que é atravessado por três linhas: pesquisa, experimentação e técnica. O primeiro encontro de um percurso de dois anos tem lugar no Alkantara Festival, onde o grupo acompanha espetáculos e desenvolve sessões de trabalho.
Mais informação em www.materialeve.com