Chim↑Pom from Smappa!Group
Side Trip: O Filme

- 27.11 — 30.11 2024
- Estreia absoluta
- CAM - Centro de Arte Moderna Gulbenkian
- Biblioteca de Marvila
- Entrada livre
- 1H30
Um ano após a sua intervenção artística em Marvila, em Lisboa, o coletivo japonês Chim↑Pom from Smappa!Group regressa para partilhar, em filme, as memórias e emoções sentidas durante vários dias de comunhão com as comunidades deste bairro.
Side Trip foi integrado no Engawa – Temporada de arte contemporânea japonesa do CAM e no Alkantara Festival 2023. Incluiu um programa de festas, performances e workshops que recuperaram a rua como espaço de convívio. Para além de uma sessão no CAM, o filme será também exibido na festa de aniversário da Biblioteca de Marvila, num momento de reencontro com a população que participou na criação do projeto.
27 NOV CENTRO DE ARTE MODERNA GULBENKIAN — 19H00
30 NOV BIBLIOTECA DE MARVILA — 15H00

Conhecido como «a face subversiva da cena artística contemporânea japonesa», o coletivo Chim↑Pom foi criado em Tóquio, em 2005, por Ryuta Ushiro, Yasutaka Hayashi, Ellie, Masataka Okada, Motomu Inaoka e Toshinori Mizuno. Em 2016, o coletivo criou, na restrita Zona de Exclusão de Fukushima, a exposição internacional de longa duração Don’t follow the wind e abriu em Tóquio a galeria Garter, um espaço dirigido por artistas, a fim de selecionar e apresentar obras dos seus contemporâneos. Em 2022, o coletivo de artistas apresentou a sua primeira retrospetiva...