Ir para o conteúdo

Conteúdo principal

Dana Michel

MIKE

Uma pessoa está puxar as suas calçasde costas para um aspirador numa sala vazia com alguns objetos de escritório. A pessoa sem sapatos e veste uma camisa azul, calças cinzentas e meias brancas. - Françoise Robert
© Françoise Robert
Uma pessoa está em frente a um aspirador, com uma pose confiante, ao lado de tapetes enrolados numa sala vazia. A pessoa está sem sapatos e veste uma camisa azul, calças cinzentas e meias brancas. - Françoise Robert
© Françoise Robert
Uma pessoa está sentada no chão a olhar para um aspirador. Há tapetes e caixas de cartão junto à parede.
  • 29.11 — 01.12 2024
  • Estreia nacional
  • Winter Garden
  • €12
  • M/12
  • 3h

O absurdo e o trágico das rotinas do trabalho e das lógicas laborais, numa coreografia que recusa a eficiência.

Se não podemos assumir-nos plenamente no trabalho, onde passamos a maior parte das nossas vidas, que tipo de vida vivemos? É possível vivermos em público quem somos interiormente?

Estas são duas das perguntas a partir das quais Dana Michel criou uma deambulação de três horas por um espaço de trabalho, transformando ações quotidianas em experiências coreográficas. Só que todas as ações são interrompidas, perdendo a sua fluidez, como se o seu corpo se tivesse tornado prisioneiro destes movimentos repetitivos e rotineiros.

Ao pôr do sol, num antigo edifício de escritórios em Marvila, Dana Michel recupera os gestos e a estética de um dia de trabalho. Com humor, coloca em causa a cultura do trabalho, a expectativa da eficiência dos corpos e a descaracterização do indivíduo.


Nesta performance duracional, o público pode deslocar-se livremente pelo espaço (algumas cadeiras disponíveis). É recomendado assistir à totalidade da performance, mas é permitido sair e voltar a entrar se necessário.

Ficha Artística

Criado e interpretado por Dana Michel Ativadores artísticos Viva Delorme, Ellen Furey, Peter James, Heidi Louis, Tracy Maurice, Roscoe Michel, Karlyn Percil, Yoan Sorin Consultor cenográfico – Diretor técnico Romain Guillet Consultor sonoro David Drury Produção SCORP CORPS – Viva Delorme, Dana Michel Distribuição neon lobster — Giulia Messia & Katharina Wallisch Apoio financeiro Canada Council for the Arts, Conseil des Arts et des Lettres du Québec, Ministère des Relations internationales et de la Francophonie e Conseil des Arts de Montréal Coprodução ARSENIC – Centre d’art scénique contemporain (Lausanne, Suíça), Centre national des Arts (Ottawa, Canadá), Festival TransAmériques (Montreal, Canadá), Julidans Amsterdam (Países Baixos), Kunstenfestivaldesarts (Bruxelas, Bélgica), MDT (Estocolmo, Suécia), Montpellier Danse (França), Moving in November (Helsínquia, Finlândia), Wexner Center for the Arts of The Ohio State University in Colombus (EUA) Residências de criação Alkantara (Lisboa / Portugal), ANTI Festival (Kuopio, Finlândia), Centre national des Arts (Ottawa, Canadá), Kinosaki International Arts Center e Kyoto Experiment (Japão), Kunstenfestivaldesarts (Bruxelas, Bélgica), Künstler* innenhaus Mousonturm (Frankfurt, Alemanha), Montpellier Danse (França) résidence de création à l’Agora, cité internationale de la danse, com apoio de BNP Paribas Foundation, RIMI/ IMIR SceneKunst (Stavanger, Noruega), Shedhalle (Zurique, Suíça) com o apoio de Tanzhaus Zürich e Embaixada do Canadá na Suíça, The Chocolate Factory (Nova Iorque, EUA)

A apresentação deste espetáculo em Portugal conta com o apoio de Conseil des arts et des lettres du Québec.

Este espetáculo é coapresentado com o Teatro Nacional D. Maria II.

Dana Michel

Dana Michel é performer. O seu trabalho interage com os campos expandidos da improvisação, da coreografia, da escultura, da comédia, do hip-hop, do cinema, do techno, da poesia, da psicologia, do dub e documentário social para criar uma experiência centrifugadora. Em 2014, foi premiada com o recém-criado ImPulsTanz, em Viena, em reconhecimento pelo seu trabalho artístico, e foi destacada como uma das mais notáveis coreógrafas do ano pelo New York Times. Em 2017, recebeu o Leão de Prata de Inovação em Dança na Bienal de Veneza. Em 2018, tornou-se a...

Artigos relacionados:

Voltar ao início
This website is using cookies to provide a good browsing experience

These include essential cookies that are necessary for the operation of the site, as well as others that are used only for anonymous statistical purposes, for comfort settings or to display personalized content. You can decide for yourself which categories you want to allow. Please note that based on your settings, not all functions of the website may be available.

This website is using cookies to provide a good browsing experience

These include essential cookies that are necessary for the operation of the site, as well as others that are used only for anonymous statistical purposes, for comfort settings or to display personalized content. You can decide for yourself which categories you want to allow. Please note that based on your settings, not all functions of the website may be available.

Your cookie preferences have been saved.