Francisco Thiago Cavalcanti
52 BLUE
- 04.09 — 16.09 2023
- Artistas em residência
Nas primeiras semanas de setembro Francisco Thiago Cavalcanti ocupa os estúdios do Fórum Dança e do Espaço Alkantara para uma primeira etapa de criação de 52 BLUE .
O projeto foi um dos selecionados na Open Call IN EX (ILE) LAB e conta com a produção do Alkantara.
Uma baleia solitária denominada 52 BLUE deambula no oceano enquanto canta uma música. Uma música acompanhada por uma guitarra fantasma. Como suportar a vida sem a presença do outro, da outra, de outrem?
Quando as baleias cantam, cantam para sobreviver, para acasalar, para viajar, para passar o tempo e também para nada. A 52 Blue, uma espécie "especial" de baleia emite um som de 52 hertz, é um som muito agudo e ninguém suporta ficar na sua companhia. Pronto. Os seres humanos: o que faz com que as pessoas se afastem uma das outras e não suportem conviver? Nós sabemos, não é? E cantar... Você canta só no chuveiro? Cantar pode ser um pedido de socorro. Relaxamento. Tesão.
Essa performance é feita por um corpo que dança e por outro corpo que toca. De forma solitária.
Os dois são essa baleia que jamais poderia viver entre nós, pois não cabe nessa existência. É inadequada. É uma baleia grande, azul sozinha, cantando um som que não pode ser ouvido.
É triste. É belo. É música que faz chorar.
Francisco Thiago Cavalcanti
Ficha Artística
Performance, criação e direção Francisco Thiago Cavalcanti Performance, criação e música Norberto Lobo Colaboração dramatúrgica e criativa um cavalo disse mamãe—Pierro Ramella, Bárbara Cordeiro, Francisca Pinto Desenho de luz e direção técnica Santiago Triccot Coprodução Alkantara Produção executiva Alkantara—Sinara Suzin Produção Alkantara Apoio In Ex(ile) Lab - programa Europa Criativa, Santarcangelo Festival, La Caldera, Companhia Anagoor, Companhia Instável, PAF, Forum Dança, Teatro da malaposta