In (Ex)ile Lab: Francisco Thiago Cavalcanti
52 BLUE
- 12.02 — 25.02 2024
- Artistas em residência
- Teatro Il Lavatoio
No âmbito do projeto In Ex(ile) Lab, durante duas semana em fevereiro, Francisco Thiago Cavalcanti ruma a Itália para uma residência de criação de 52 BLUE.
"Uma baleia solitária denominada 52 BLUE deambula no oceano enquanto canta uma música. Uma música acompanhada por uma guitarra fantasma. Como suportar a vida sem a presença do outro, da outra, de outrem
Quando as baleias cantam, cantam para sobreviver, para acasalar, para viajar, para passar o tempo e também para nada. A 52 Blue, uma espécie "especial" de baleia emite um som de 52 hertz, é um som muito agudo e ninguém suporta ficar na sua companhia. Pronto. Os seres humanos: o que faz com que as pessoas se afastem uma das outras e não suportem conviver? Nós sabemos, não é? E cantar... Você canta só no chuveiro? Cantar pode ser um pedido de socorro. Relaxamento. Tesão.
Essa performance é feita por um corpo que dança e por outro corpo que toca. De forma solitária.
Os dois são essa baleia que jamais poderia viver entre nós, pois não cabe nessa existência. É inadequada. É uma baleia grande, azul sozinha, cantando um som que não pode ser ouvido.
É triste. É belo. É música que faz chorar."
Francisco Thiago Cavalcanti
Ficha Artística
Performance, criação e direção Francisco Thiago Cavalcanti Performance, criação e música Norberto Lobo Colaboração dramatúrgica e criativa um cavalo disse mamãe—Pierro Ramella, Bárbara Cordeiro, Francisca Pinto Desenho de luz e direção técnica Santiago Triccot Coprodução Alkantara Produção executiva Alkantara—Sinara Suzin Produção Alkantara Apoio In Ex(ile) Lab - programa Europa Criativa, Santarcangelo Festival, La Caldera, Companhia Anagoor, Companhia Instável, PAF, Forum Dança, Teatro da malaposta