IMERSÃO 2024
Laboratório de Artes Performativas
- 15.04 — 26.04 2024
- Artistas em residência
- Espaço Alkantara
De 15 a 26 de abril, o laboratório de artes performativas IMERSÃO, organizado pelo Queer Art Lab, ocupa o estúdio do Espaço Alkantara. Os resultados finais serão apresentados no Festival IMERSÃO no final deste ano.
Cada artista participante — Izabel Nejur, Suh Pat, Dai ida and Luan Okun — estará a desenvolver um novo trabalho ao longo de seis semanas, com o apoio da coreógrafa Gaya de Medeiros.
Durante 5 semanas, o laboratório decorre em Lisboa, nos espaços Victor Córdon, Olga Roriz, Parasita e Alkantara, e na última sexta semana instala-se no Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo. Neste local, cada artista terá mentoria de Tiago Cadete, no âmbito de iluminação e cenografia, para a construção de um rider técnico. Prevê-se ainda, uma sessão de esclarecimento e apoio no desenho de produção por projeto, tendo como contexto a candidatura a financiamento público, e outra de partilha de informação sobre acessibilidade.
Será dinamizada uma abertura de processo no Espaço do Tempo e a apresentação das peças criadas acontece no Festival IMERSÃO 24.
Gaya de Medeiros (brasileira, 31 anos) é bailarina, diretora e produtora. Já trabalhou com diversos coreógrafos e já criou 3 trabalhos solo. Fundou a BRABA.plataforma a fim de viabilizar ações criativas direcionadas e protagonizadas por pessoas trans/não bináries. Interessada na pesquisa dos cruzamentos entre a palavra e o corpo, o privado e o público, o íntimo e o social, Gaya se pergunta sobre o lugar do drama na contemporaneidade.