Oficina de dança de Salão Queer
Cartografias do Abraço de Paola Vasconcelos
- 09.10 — 11.10 2023
- Portas Abertas
O Alkantara, em parceria com a Casa do Brasil, recebe de 9 a 11 de outubro, no Espaço Alkantara, a Oficina de Dança de Salão Queer, Cartografias do Abraço.
Esta oficina de dança de salão queer pretende convocar, através do abraço, elemento presente nas danças sociais latino-americanas, possibilidades de criação coletiva entre diferentes corpos e experiências. Nesta proposta, não é necessário saber dançar; basta estar disponível para se mover e querer vivenciar uma prática de movimento criativa e libertadora.
Serão realizados três encontros no Espaço Alkantara, onde vivenciaremos elementos da dança de salão queer e decolonial como ferramentas de composição e criação de danças individuais e coletivas.
No quarto encontro (dia 12 de Outubro, na Casa do Brasil), acontecerá um baile queer, onde se partilham as vivências elaboradas durante a oficina no Espaço Alkantara.
Como participar?
A participação nesta atividade é gratuita.
Podes inscrever-te previamente através deste formulário.
É também possível a inscrição presencial nos dias da Oficina. As inscrições presenciais estão sujeitas à lotação do espaço.
Aconcelhamos a todas as pessoas participantes que tragam roupa e calçado confortável.
Biografia
Paola Vasconcelos é artista migrante, professora e bailarina de danças de salão latino-americanas. Desde 2012, aborda essa prática através de um olhar queer e decolonial repensando seus modos de ensino e criação. Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, dedica seu trabalho a pensar as questões de gênero na prática de dança de salão. Mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul na linha de pesquisa sobre processos criativos, sendo também licenciada em Dança na mesma instituição. Recentemente como bailarina participou da improvisação coreografada “Salão Pavão” dirigida por Marcos da Silva Ferreira. Além disso, atuou como bailarina e coreógrafa dos espetáculos e performances como madlitas (2021); Enlace (2021); La Bruja (2019); Corpobolados (2015). Atualmente é idealizadora do projeto Bailinho Queer, que prevê ações de dança de salão queer e decolonial na cidade de Lisboa.
Casa Cria
Esta oficina é uma atividade do Projeto Casa Cria, Dinâmicas Artísticas para Artistas Migrantes, na componente de Som, Palavra, Corpo, Objeto. O projeto pretende realizar 12 oficinas, que contemplem as áreas de Música (Som), Literatura (Palavra), Artes Cênicas (Corpo) e Artes Visuais (Objeto), com 12 horas de duração cada, priorizando o protagonismo de pessoas migrantes artistas como facilitadores/as.
O Projeto PT/2022/FAMI/905 Casa Cria - Dinâmicas Artísticas para Artistas Migrantes, é promovido pela Casa do Brasil de Lisboa em co-financiado pelo Fundo para o Asilo, Migração e Integração (FAMI) e gerido pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM).