Lucy McCormick
cria 'Blonde Ambition'
- 23.03 2019
- Artistas em residência
- Portas Abertas
- Espaço Alkantara
- Entrada livre
Lucy McCormick, que em 2017 apresentou Triple Threat na Culturgest, regressa a Lisboa a convite do Teatro do Bairro Alto para trabalhar no seu novo projeto, Blonde Ambition, e conhecer a cena queer da cidade. No dia 23 de março abre portas para partilhar o seu processo.
Blonde Ambition é um álbum conceptual subversivo, imersivo e narrativo sobre uma mulher que se sente assoberbada num supermercado. Espectacular e de grande escala, embora mantendo a estética desarrumada e faça-você-mesmo de Lucy McCormick, o espectáculo usa a narrativa mais mundana possível como veículo absurdo e e hilariante para enfrentar profundas questões existenciais em torno do individualismo e da sobrevivência queer no capitalismo tardio. Foi concebido para discotecas e espaços de concerto com o público de pé e actividade a toda a volta. O projecto é o espectáculo mais ambicioso de McCormick até à data e vai ter música original escrita por ela própria, formando a espinha dorsal da peça. As suas influências actuais incluem Die Antword, FKA Twiggs e Jungle Pussy. A artista interdisciplinar Morven Mulgrew vai criar peças cénicas absurdas, escultóricas e interactivas que se metamorfoseiam em figurinos, tais como um sofá que se transforma em vestido quando Lucy se levanta dele. O título do espectáculo recorda a lendária digressão musical de Madonna. O conceito ridículo de tentar replicar esta escala de iconografia pop dá continuidade ao interesse de Lucy em casar virtuosismo e inépcia. Enquanto os elementos individuais terão altos valores de produção, o falhanço inevitável do espectáculo em corresponder à sua premissa proporcionará uma subversão hilariante dos fenómenos culturais pop com que nos envolvemos.
ficha técnica
Criação Lucy McCormick Cenário e figurinos Morven Mulgrew Produção musical Joe Reeves Colaboração Samir Kennedy & Ted Rogers Produção Karl Taylor Coprodução Fierce e Teatro do Bairro Alto com o apoio de Cambridge Junction, Tramway, Alkantara
biografia
Lucy McCormick faz instalações em discotecas, intervenções em cabarets e espectáculos teatrais extravagantes, reunindo interesses pelo absurdo, a inépcia, o feminismo e o grotesco. O seu primeiro espectáculo em nome próprio, Triple Threat, tomou de assalto o Festival Fringe de Edimburgo em 2016, esteve três semanas em Londres e passou por Lisboa em 2017, tendo recebido o Take Me Somewhere Brick Award, o Prémio de Melhor Intérprete no Fringe de Dublin e o TV Bomb Groundbreaker Award; foi ainda nomeado para um Total Theatre Award e um Off West End Award e considerado um dos melhores espectáculos de comédia de 2017 e 2017 pelo Guardian. É Investigadora Convidada da Queen Mary University de Londres e Artista Associada dos Hackney Showrooms e do Soho Theatre (Londres).
Lucy McCormick faz instalações em discotecas, intervenções em cabarets e espectáculos teatrais extravagantes, reunindo interesses pelo absurdo, a inépcia, o feminismo e o grotesco. O seu primeiro espectáculo em nome próprio, Triple Threat, tomou de assalto o Festival Fringe de Edimburgo em 2016, esteve três semanas em Londres e passou por Lisboa em 2017, tendo recebido o Take Me Somewhere Brick Award, o Prémio de Melhor Intérprete no Fringe de Dublin e o TV Bomb Groundbreaker Award; foi ainda nomeado para um Total Theatre Award e um Off West End Award e...