Candidata-te para a coordenação de comunicação do Alkantara
- 06.05 — 14.05 2021
- Candidaturas
- Espaço Alkantara
Estamos a recrutar para a Coordenação de Comunicação do Alkantara. Aceitamos candidaturas até 21 de maio através do formulário que encontras AQUI.
Sobre o Alkantara
Alkantara é uma associação cultural sem fins lucrativos sediada em Lisboa. Promovemos e desenvolvemos projetos na área das artes performativas desde 1993.
Acreditamos que as visões e pesquisas singulares de artistas podem contribuir para reflexões comuns e para o desenvolvimento de sociedades mais abertas, justas e atentas. Promovemos a relação entre experimentação artística e debates contemporâneos.
Os projetos que desenvolvemos têm como ponto de partida práticas as artes performativas - dança, teatro e performance - que se cruzam com outras áreas artísticas e de conhecimento, proporcionando diálogos e relações com diferentes discursos e contextos contemporâneos.
As atividades do Alkantara organizam-se em quatro projetos: Alkantara Festival, Espaço Alkantara, Sete Anos Sete Peças e programa PISTA.
À data, a equipa fixa do Alkantara é composta por: direção artística (2 pessoas), direção artística do projeto Sete Anos Sete Peças (1 pessoa), gestão e administração (1 pessoa), apoio administrativo (1 pessoa a tempo parcial), produção (2 pessoas), comunicação (1 pessoa), limpeza (1 pessoa a tempo parcial).
Visão global da função
A pessoa na função de coordenação de comunicação será responsável pela consolidação da comunicação e identidade do Alkantara. Deverá garantir a coerência da comunicação e a visibilidade das várias atividades que o Alkantara promove, com especial atenção ao Alkantara Festival e a sua relação com as restantes atividades desenvolvidas.
A coordenação de comunicação deverá otimizar, implementar e avaliar o plano estratégico de comunicação para uma comunicação clara, acessível e inclusiva, que permita aumentar o impacto das várias ações do Alkantara, nacional e internacionalmente.
No desenvolvimento do plano estratégico deverá dar particular atenção à comunicação em meios digitais, assumidos como prioritários para a comunicação regular do Alkantara com públicos diversos. Desenvolverá ainda um plano de meios físicos e ações complementares, que garantam a visibilidade e destaque do Espaço Alkantara e do Alkantara Festival.
A coordenação de comunicação reporta e trabalhará em estreita relação com a direção artística. Executará o plano de comunicação juntamente com a pessoa fixa de comunicação. Será ainda responsável pela contratação e coordenação das pessoas e fornecedores necessários para a execução do plano de comunicação.
Principais funções da coordenação de comunicação
- Otimizar, implementar e avaliar o plano estratégico de comunicação para uma comunicação clara, acessível e inclusiva, que permita aumentar o impacto das várias ações do Alkantara, nacional e internacionalmente
- Planear e executar a produção de conteúdos para os vários canais e plataformas a utilizar
- Supervisionar o desenvolvimento do site alkantara.pt, com especial atenção para a acessibilidade do design, programação e conteúdos, e para a constituição do arquivo
- Planear, criar conteúdos, monitorizar e analisar resultados de campanhas segmentadas de email marketing e redes sociais (Facebook, Instagram)
- Desenvolver parcerias estratégicas de comunicação e media partners que permitam a consolidação da presença dos projetos do Alkantara junto de diferentes públicos
- Contratar e coordenar as pessoas e fornecedores necessários para a execução do plano de comunicação (e.g. design, assessoria de imprensa, tradução, vídeo, fotografia, gráficas, consultorias para a acessibilidade)
- Coordenar a produção gráfica de materiais de comunicação
- Zelar pela atualização e cumprimento transversal das normas de comunicação do Alkantara por todas as pessoas da equipa, em comunicações internas e externas
- Manter boas relações com as equipas de comunicação dos espaços de apresentação, dos coprodutores e das principais parcerias das atividades do Alkantara, garantindo a coordenação, articulação e execução das campanhas de comunicação
- Gerir e executar o orçamento de comunicação, garantindo o seu cumprimento
- Garantir uma monitorização e avaliação regular dos objetivos estabelecidos e redigir relatórios
- Organizar o arquivo físico e digital da comunicação dos projetos do Alkantara, histórico e em curso
Perfil
Para te candidatares a esta função, deves ter:
- Formação em Comunicação/Marketing ou experiência relevante em funções similares às descritas neste anúncio
- Pelos menos 3 anos de experiência em comunicação na área cultural
- Capacidade de planeamento e pensamento estratégico
- Domínio de ferramentas de e-marketing (Mailchimp e YMLP) e redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube, Vimeo…)
- Experiência e competência em redação, edição e revisão de texto
- Excelente capacidade de expressão oral e escrita em língua portuguesa
- Boa capacidade de expressão oral e escrita em língua inglesa
- Interesse pelas artes performativas contemporâneas
Valorizamos:
- Experiência em comunicação no contexto de festivais de arte e eventos culturais
- Formação em comunicação clara, inclusiva e acessível (aplicada à produção de texto, design, programação web etc.)
- Formação em copywriting e ux writing
- Competências técnicas na edição de imagem e vídeo, nomeadamente para formatos online
- Domínio de ferramentas de edição de imagem (Photoshop e Illustrator)
- Domínio de ferramentas de trabalho em sistema operativo MAC
- Experiência na utilização de ferramentas de planeamento como Trello, Asana
- Disponibilidade imediata
Condições
- Contrato de trabalho a tempo completo, a termo (1 ano), renovável
- Horário preferencial de trabalho 10h-18h, 2ª a 6ª feira
- Vencimento base mensal 1.250,00€
- Subsídios de almoço, férias e de Natal
- Início de funções a 7 de junho de 2021 (negociável)
Outras informações
Devido às características da função e às medidas de prevenção de Covid-19, o trabalho será realizado em regime misto, presencial e remotamente. O escritório do Alkantara é localizado no primeiro andar do Espaço Alkantara - Calçada Marquês de Abrantes, 99, 1200-718 Lisboa (acesso ao escritório através de escadas).
Para a execução das funções serão fornecidas as ferramentas de trabalho necessárias, nomeadamente computador e periféricos.
Como candidatares-te
Para te candidatares, lê com atenção a informação disponibilizada neste anúncio. Depois, preenche o formulário de candidatura, AQUI
O formulário estará disponível até às 18h de 21 de maio de 2021. Por favor não envies o teu CV, candidatura ou outros materiais complementares não solicitados por e-mail. Só aceitamos candidaturas através do formulário.
Enviaremos os convites para entrevista até 25 de maio, por e-mail. Apenas contactaremos as pessoas selecionadas para entrevista. Às pessoas a entrevistar será solicitado um exercício prático de escrita a enviar até às 23h59m de 26 de maio. As entrevistas serão online, por zoom, a 27 e 28 de maio.
Estamos abertos a candidaturas vindas de pessoas com diversidade funcional e disponíveis para procurar adaptações para necessidades específicas. Neste momento o acesso ao escritório do Alkantara é feito através de escadas, o que será um obstáculo para pessoas com mobilidade condicionada.
Se quiseres esclarecer alguma questão sobre este recrutamento envia um e-mail para candidaturas@alkantara.pt ao cuidado de Susana Simplício (Gestão e Administração).
Atualização 17/05
Agradecemos a todas as pessoas e associações que entraram em contacto connosco a propósito do recrutamento para coordenação de comunicação para a equipa do Alkantara. Reconhecemos que errámos na definição e formulação de uma medida incluída no recrutamento que pretendia propor uma ação afirmativa, antirracista, mas que se verificou desajustada, pouco clara e ofensiva. Por estas razões, decidimos retirar a medida do recrutamento e pedimos as nossas sinceras desculpas.