Alix Konadu em residência no Espaço Alkantara
Broken Home, My Shrine
- 03.07 — 14.07 2024
- Artistas em residência
- Espaço Alkantara
A motivação para investigar as fronteiras vem da necessidade de discutir as lutas e os triunfos das pessoas com antecedentes migratórios, abordando frequentemente questões de identidade, deslocação e procura de pertença.
Fronteiras - Como é que as criamos, deslocamos, quebramos, redefinimos?
Durante a sua residência no pIAR em Kumasi (Gana), Alix documentou objetos e pessoas dentro de limites específicos. O passo seguinte foi uma residência no Moussem Nomadic Arts Centre, onde se concentrou nas fronteiras como uma perceção de segurança. Uma prisão. Um lar. Uma crença.
No Alkantara, Alix continuará a trabalhar o material e organizará, pela primeira vez, uma troca de excertos e pensamentos com o público.
Os limites de onde pertenço. Os limites da minha casa.
A casa como um santuário.
A casa num objeto de viagem.
A casa como um estado de espírito.
A casa como um sentimento.
— Alix Konadu
Depois da residência de Diego Bragà no Moussem Nomadic Arts Centre, em Bruxelas, no âmbito do nosso programa anual de intercâmbio, chegou a vez de recebermos Alix Konadu em Lisboa. Tanto o Moussem como o Alkantara operam a partir de cidades diversas, com fortes comunidades diaspóricas, e estão atentos à relação entre arte e sociedade. Através deste intercâmbio, esperamos apoiar o desenvolvimento de novas narrativas por artistas que refletem estas dinâmicas nas nossas cidades. Em residências passadas participaram Youness Khoukhou (2023) e Marco Mendonça (2023).
No dia 8 de julho, às 19h00, as portas do estúdio do Espaço Alkantara estarão abertas a quem quiser conversar com Alix Konadu sobre o trabalho desenvolvido durante a residência, identidade, deslocação e pertença. A entrada é livre.
Com o apoio
Alix Konadu (1992) é uma artista de artes performativas. Nasceu e cresceu em Bruxelas, com uma herança mista de ascendência ganesa e belga. Estudou na Académie Royal des Beaux-Arts de Bruxelas. O seu percurso artístico engloba a performance, a escrita e a narração de histórias, centrando-se em temas como as fronteiras e a migração. Através do seu trabalho, espera desmantelar barreiras e criar espaço para as pessoas se envolverem em conversas significativas sobre migração, empatia e ligação humana.
Artigos relacionados:
- 21.05 - 30.05.2024
- Artistas em residência
Diego Bragà em residência em Bruxelas
A Gente na Boate Sofre Junta
- Artistas em residência