(Un)safe Conversations com Uriel Orlow
- 27.03 2023
- Portas Abertas
- Espaço Alkantara
- 14H
- Entrada Gratuita
- Em Inglês
No dia 27 de março o Espaço Alkantara acolhe o evento (Un)safe conversations, uma iniciativa do Centro de Estudos Teatrais, com organização de Gustavo Vicente, Maíra Santos e Paula Caspão.
O convidado desta sessão é o artista Uriel Orlow que irá apresentar alguns dos seus projetos recentes, que analisam os entrelaçamentos entre humanos e plantas, considerando as plantas como agentes ativos na história e na política. Tentando encontrar novas formas de representação, a prática de Orlow ocupa-se de resíduos do colonialismo, manifestações espaciais da memória, justiça social e ecológica, arquivos latentes e testemunhos mais-do-que-humanos. As suas instalações multimédia, performances-conferência ou jardins concentram-se em locais específicos, micro-histórias e formas de assombração, colocando em correspondência diferentes regimes de imagem e modos narrativos.
(Un)safe Conversations é uma série de conversas com artistas, profissionais da academia e pensadores livres sobre o estudo das artes. É uma das estratégias do Centro de Estudos de Teatro para estar e pensar em conjunto, mantendo ao mesmo tempo um fluxo provocador de discussões académicas.
Mais informações aqui.
Uriel Orlow é um artista e investigador com uma formação diaspórica que trabalha em Lisboa, Londres, Zurique e noutros locais. Recebeu o Grande Prémio Artístico Suíço/ Prix Meret Oppenheim em 2023. O trabalho de Orlow tem sido apresentado em múltiplas exposições internacionais antológicas, incluindo a 54ª Bienal de Veneza, a Manifesta 9 e 12 em Genk e Palermo e bienais em Berlim, Dakar, Kochi, Taipei, Xarja, Moscovo, Katmandu, Guatemala e outras. O seu trabalho também foi exibido em Londres na Tate, Galeria Whitechapel, Showroom, Gasworks e ICA; em Lisboa...