Djam Neguin
Nascido e criado em cabo-verde, na cidade da praia, até aos 9 anos de idade, cedo. Revelou as suas costelas criativas. A sua mudança para Portugal, onde viveu até aos 19anos, foi primordial para o afloramento das suas aptidões. Com uma adolescência repleta de feitos artísticos destacados inclusive com premiações portuguesas e internacionais (na área da literatura, por exemplo),Djam ingressou em 2010 na escola superior de teatro e cinema, mas com os estudos interrompidos. Desde 12 anos pra cá, regressando para a sua cidade natal, vem
Construindo uma trajetória incopiável, adjetivada por uma inventividade e transdisciplinaridade largamente aplaudidas. De Hollywood, Nova Iorque a Paris, passando por Moçambique, Senegal, Espanha, Brasil, Holanda, Itália, Suiça e outras paragens, a sua vocação camaleónica e fusionista tem sido a sua principal marca.
É criador do festival internacional de dança contemporânea Kontornu (em cabo-verde), criador e coordenador da rede de dança da CPLP, criador do evento Mostra de dança da Oraia, entre dezenas de eventos. Coreografou os mais importantes acontecimentos culturais da agenda cabo-verdiana, tendo sido ainda um dos principais dinamizadores das danças urbanas na última década, organizando battles e o concurso nacional de hip hop. Lecionou nas principais capitais do mundo e tem vindo a realiza regulares workshops. Foi membro fundador e bailarino do Cabo-Verde Ballet (2014-1016),desde 2015 cria os seus próprios espetáculos, tendo circulado por vários circuitos internacionais.