- 07.01 - 31.01.2019
- Artistas em residência
- Portas Abertas
Sofia Dinger
residência para 'Uma canção para te ouvir chegar'
- QUI 31.01.2019 00H00
- Artistas em residência
- Portas Abertas
Nasceu em Arouca. É actriz de formação (cursos da A.C.E. e da Escola Superior de Teatro e Cinema/ U.S.P/ Univ. de São Paulo) . Desde sempre, tem procurado outras formações complementares com pessoas como Rogério de Carvalho, João Fiadeiro, Carlota Lagido, Ângela Schanelec, Olga Mesa, Beatriz Batarda, Vera Mantero, Miguel Loureiro , Thomas Richards, Jonathan Burrows... Colaborou com Dinis Machado e Há.que.dize.lo. Em 2010, trabalhou com Francisco Salgado e João Brites. Criou a primeira versão do seu solo “Nothing´s ever yours to keep” (apresentado no Festival 1ºAndar, organização Quarta Parede). Em 2011, trabalhou com David Pereira Bastos , João Galante e Ana Borralho e contribuiu para as Leituras Não Encenadas, dos Primeiros Sintomas.
Em 2012, foi intérprete em "Melodrama para dois actores e um fantasma" de Rui Catalão , trabalhou com a dupla de artistas plásticos A Kills B (João Ferro Martins e Hugo Canoilas , convidado José Miranda Justo ) na sua Acção Imagética apresentada no Centro da Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian e, ainda, com o Teatro do Vestido no "Esta é a minha cidade e eu quero viver nela - Porto", co-produção do Teatro Nacional S.João. Participou na "Noite do Manifesto" no Teatro Maria Matos. Criou a "Peça curta para um motor", incluída na programação do Curtas (Primeiros Sintomas).
Já em 2013, trabalhou com Gonçalo Amorim e participou no Festival de Almada, com um projecto de criação partilhado com Mónica Calle e Paula Diogo, "Noites Brancas" .No final do ano, integrou o elenco de "As Ondas", encenação de Sara Carinhas.