Afrontosas
- 15.02 2018
- Open Studio
- Espaço Alkantara
- this is a free event
Afrontosas is a meeting exploring the Black queer experience in Portugal through performance and conversation, organized by Djass (Association of Afrodescendants). The meeting on February 15 at Espaço Alkantara begins with a musical performance by Marcos Aganju/Plantation Sons, followed by a talk with Áquilla Correia, Alexa Santos, Antonio Ferreira, Caroline Elis, Di Candido e Rodrigo Ribeiro. This event is in Portuguese.
Nas conversas Afrontosas, queremos falar sobre isso, enquanto refletimos sobre questões como:
- O que significa ser uma pessoa negra queer?
- Como converter a falsa ideia de uma virilidade exclusiva de pessoas racializadas em situações de afirmação positiva da sexualidade negra?
- Como seria possível uma experiência negra queer quando consideramos que o racismo está presente na comunidade branca LGBT?
- Como pessoas negras queer analisam a questão da representatividade política dentro dos movimentos LGBT?
- Que propostas se podem fazer no sentido de alertar o movimento LGBT sobre a importância de superar a retórica utópica da identidade coletiva a fim de evitar que tal homogeneização política continue a favorecer apenas as identidades historicamente privilegiadas?
- Que caminhos as pessoas negras queer podem trilhar a fim de incluir na agenda da comunidade queer propostas de combate ao racismo?
- Como o conceito a identidade negra queer pode ser utilizada para afrontar a política hetero/homonormativa branca que defende uma adequação social dos corpos, dos modos de vida e dos desejos a estruturas sociais existentes?
Performance musical de Marcos Aganju / Plantations Sons
Conversa com com Áquilla Correia, Alexa Santos, Antonio Ferreira, Caroline Elis, Di Candido e Rodrigo Ribeiro.
Áquilla Correia, multi-artista, afrotravesti brasileira, académica e mestra.
Alexa Santos, Investigadora júnior do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra integrada no projeto Diversity and Childhood (DaC). É licenciada em Serviço Social pela Universidade Católica Portuguesa e mestre em Género, Sexualidade e Teoria Queer pela Universidade de Leeds (UK). Os interesses de investigação passam pelas práticas e discursos de profissionais do Serviço Social em relação à diversidade, questões de género e diversidade sexual, teoria queer, juventude, estudos feministas e colonialismo
António Ferreira, Ameríndio-Afro-Luso. É congado, carnaval e cultura Popular. É umbanda, de omolu e Iansã. É dançarina-performer-ator. É arte, educação e política. É aprendiz, guerrilheiro, e devoto da coletividade militante. Doutorado em educação artística e colaborador dos coletivos Chão e Educar.
Carolina Elis, artivista afro-brasileira, focada em narrativas negras e afro-feministas como forma de transgressão e luta anti racista.
Diego Candido, brasileiro, Mestrando em Comunicação, Cultura e Tecnologia no ISCTE-IUL, especialista jurídico e negócios com atuação em instituições públicas, startups, coletivos independentes de arte / cultura e indústria criativa em geral, com experiência em produção, viabilização e marketing em projectos governamentais, académicos e culturais e de mídia, em agências de comunicação no Brasil, Portugal, Reino Unido e Estados Unidos. Produtor executivo e consultor ao longo da estratégia de financiamento vinculada ao planejamento e implementação da 7th Biennial Afroeuropeans Network Conference em 2019, realizada no ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa), com um marcante programa artístico e cultural para a comunidade negra em Portugal, o que garantiu a conexão de muitos acadêmicos, ativistas e artistas da diáspora africana vindos de todo o mundo para a participação no evento. Di Candido também é o anfitrião / DJ da House of Didi no 49ZDB e da Plataforma bee. no Damas Bar, para conectar a “Black Queer Magic” ao sentido de festas, artes e cultura em Lisboa, por viabilizar espaço para artistas locais e promover a Cultura Preta em diáspora.
Àkila aka Puta da Silva is a singer, director and actress. She is one of the leading figures in Portugal’s creative scene today. In 2020, Àkila received widespread acclaim on the release of her debut single, Bruxonas. Nominated for the MVF Awards Brasil 2020 in the category Best Lockdown Music Video, Bruxonas was shown at the 17th edition of Festival Coquetel Molotov – Mundo Imersivo 3D and the 14th edition of the For Rainbow 2020 Festival. In 2021, she released two further singles: Hétero Curioso, selected for the 6th edition of the Bogotá Music Video Festival,...