Foi assim o encontro do Common Stories 2024 em Bruxelas

Apresentações dos projetos CommonLAB 2024
No dia 7 de novembro de 2024, o grupo CommonLAB 2024 — Nadim Bahsoun, Avildseen Bheekhoo, Diego Bragà, Azani V. Ebengou, Jin Xuan Mao, Agathe Yamina Meziani, Lucía García Pullés, Pankaj Tiwari e Inés Sybille Vooduness — apresentaram os seus projetos no Théâtre National Wallonie-Bruxelles, no âmbito do Festival Scènes Nouvelles. Em palco, houve performances, leituras, projeções e discussões. Alguns destes projetos terão continuidade em 2025 com o apoio do CommonPROD.
Encontro anual The Good Practices Factory
Como parte do encontro anual Common Stories (7-9 de novembro de 2024), a The Good Practices Factory fez a sua reunião anual no Théâtre National Wallonie-Bruxelles. O encontro contou com a presença de dois representantes dos grupos da GPF de Bobigny, Colónia, Varsóvia e Bruxelas, bem como das equipas de relações públicas e recursos humanos do Théâtre National e dos artistas do CommonLAB 2024.
A manhã foi dedicada às apresentações dos projetos desenvolvidos em Bruxelas, Varsóvia, Bobigny e Colónia, sob o tema Radicality: a long-term transformation towards diversity? [Radicalidade: uma transformação a longo prazo em direção à diversidade?] Seguiram-se debates e trocas dinâmicas entre artistas e membros dos restantes grupos. A manhã terminou com a apresentação do coletivo Maak & Transmettre, um espaço criativo e centro de partilha de conhecimentos que desenvolve processos de co-criação com várias comunidades, em particular com mulheres que, apesar das suas vidas preenchidas e histórias de vida complexas, têm a coragem de frequentar cursos para aprender a ler e escrever. Este encontro com as mulheres resultou no workshop The Langage as Tapestry [A Língua como Tapeçaria], baseado na técnica antiga de tufting, onde um fio é inserido numa base têxtil através de uma pistola especial. A convite do Théâtre National, membros do coletivo e participantes Nenen, Hafida, Fanta, Mariam, Rabia, Régine, Fatima, Karima, Anifatou e Laila criaram um tapete para o teatro, que serviu de inspiração visual para a temporada 2024-25. A apresentação foi seguida de um workshop prático, onde as pessoas participantes foram convidadas a experimentar o tufting.
À tarde, o grupo foi dividido em três agregados e participaram em workshops de 45 minutos, distribuídos pelos vários espaços do Théâtre National, com dois temas e um momento de relaxamento:
- Self-defense in a specific context [Autodefesa num contexto específico] moderado por Safia Kessas (jornalista e cineasta, membro do comité consultivo) e Alena Sander (investigadora e professora na Universidade de Lovaina);
- Common Stories, what's next? [Common Stories, o que vem a seguir?] moderado pelo dramaturgo Youness Anzane;
- Embodiment and inclusivity through mindfulness practice [Incorporação e inclusividade através da prática de mindfulness] pela osteopata Aurélie de Schoutheete.
A última hora foi dedicada aos temas abordados e às reflexões partilhadas ao longo do dia.
A closer look at CommonLAB
Durante o terceiro módulo do CommonLAB 2024, em Bobigny, Louise Monlaü realizou Renewing the commons [Renovar o comum], produzido pela MC93. O vídeo conta com a participação de quatro artistas CommonLAB 2024: Azani V. Ebengou, Jin Xuan Mao, Lucía García Pullés e Pankaj Tiwari.
Common Stories é um projeto desenvolvido pela Maison de la Culture de Seine-Saint-Denis, MC93, Bobigny (FR), pelo Teatro Nacional Wallonie-Bruxelles, Bruxelas (BEL), pelo Alkantara e Culturgest, Lisboa (PT), africologneFestival, Colónia (GER), Riksteatern, Estocolmo (SWE), em parceria com TR Warszawa, Varsóvia (PL), Orient Productions – DCAF Festival, Cairo (EG), CulturArte, Maputo (MOZ), Les Récréâtrales, Ouagadougou (BF), cofinanciado pelo programa Europa Criativa da União Europeia.
Projeto cofinanciado pela União Europeia no âmbito do programa Europa Criativa
