Foi assim o encontro do Common Stories 2024 em Bruxelas
Apresentações dos projetos CommonLAB 2024
No dia 7 de novembro de 2024, o grupo CommonLAB 2024 — Nadim Bahsoun, Avildseen Bheekhoo, Diego Bragà, Azani V. Ebengou, Jin Xuan Mao, Agathe Yamina Meziani, Lucía García Pullés, Pankaj Tiwari e Inés Sybille Vooduness — apresentaram os seus projetos no Théâtre National Wallonie-Bruxelles, no âmbito do Festival Scènes Nouvelles. Em palco, houve performances, leituras, projeções e discussões. Alguns destes projetos terão continuidade em 2025 com o apoio do CommonPROD.
Encontro anual The Good Practices Factory
Como parte do encontro anual Common Stories (7-9 de novembro de 2024), a The Good Practices Factory fez a sua reunião anual no Théâtre National Wallonie-Bruxelles. O encontro contou com a presença de dois representantes dos grupos da GPF de Bobigny, Colónia, Varsóvia e Bruxelas, bem como das equipas de relações públicas e recursos humanos do Théâtre National e dos artistas do CommonLAB 2024.
A manhã foi dedicada às apresentações dos projetos desenvolvidos em Bruxelas, Varsóvia, Bobigny e Colónia, sob o tema Radicality: a long-term transformation towards diversity? [Radicalidade: uma transformação a longo prazo em direção à diversidade?] Seguiram-se debates e trocas dinâmicas entre artistas e membros dos restantes grupos. A manhã terminou com a apresentação do coletivo Maak & Transmettre, um espaço criativo e centro de partilha de conhecimentos que desenvolve processos de co-criação com várias comunidades, em particular com mulheres que, apesar das suas vidas preenchidas e histórias de vida complexas, têm a coragem de frequentar cursos para aprender a ler e escrever. Este encontro com as mulheres resultou no workshop The Langage as Tapestry [A Língua como Tapeçaria], baseado na técnica antiga de tufting, onde um fio é inserido numa base têxtil através de uma pistola especial. A convite do Théâtre National, membros do coletivo e participantes Nenen, Hafida, Fanta, Mariam, Rabia, Régine, Fatima, Karima, Anifatou e Laila criaram um tapete para o teatro, que serviu de inspiração visual para a temporada 2024-25. A apresentação foi seguida de um workshop prático, onde as pessoas participantes foram convidadas a experimentar o tufting.
À tarde, o grupo foi dividido em três agregados e participaram em workshops de 45 minutos, distribuídos pelos vários espaços do Théâtre National, com dois temas e um momento de relaxamento:
- Self-defense in a specific context [Autodefesa num contexto específico] moderado por Safia Kessas (jornalista e cineasta, membro do comité consultivo) e Alena Sander (investigadora e professora na Universidade de Lovaina);
- Common Stories, what's next? [Common Stories, o que vem a seguir?] moderado pelo dramaturgo Youness Anzane;
- Embodiment and inclusivity through mindfulness practice [Incorporação e inclusividade através da prática de mindfulness] pela osteopata Aurélie de Schoutheete.
A última hora foi dedicada aos temas abordados e às reflexões partilhadas ao longo do dia.
A closer look at CommonLAB
Durante o terceiro módulo do CommonLAB 2024, em Bobigny, Louise Monlaü realizou Renewing the commons [Renovar o comum], produzido pela MC93. O vídeo conta com a participação de quatro artistas CommonLAB 2024: Azani V. Ebengou, Jin Xuan Mao, Lucía García Pullés e Pankaj Tiwari.
Common Stories é um projeto desenvolvido pela Maison de la Culture de Seine-Saint-Denis, MC93, Bobigny (FR), pelo Teatro Nacional Wallonie-Bruxelles, Bruxelas (BEL), pelo Alkantara e Culturgest, Lisboa (PT), africologneFestival, Colónia (GER), Riksteatern, Estocolmo (SWE), em parceria com TR Warszawa, Varsóvia (PL), Orient Productions – DCAF Festival, Cairo (EG), CulturArte, Maputo (MOZ), Les Récréâtrales, Ouagadougou (BF), cofinanciado pelo programa Europa Criativa da União Europeia.
Projeto cofinanciado pela União Europeia no âmbito do programa Europa Criativa
Artigos relacionados:
- 23.09 - 15.10.2024
- Candidaturas
Open Call: CommonLAB 2025
Candidata-te até ao dia 15 de outubro
- Candidaturas