Em dezembro, o Common Stories chega ao fim
![ALKANARA - Em dezembro, o Common Stories chega ao fim - ©Sankrit Kulmanochawong [PaperPlanes by Pankaj Tiwari]](/site/assets/files/14141/photo-1-paperplanes--pankaj-tiwari-_c_sankrit--kulmanochawong.1290x0.png)
O Common Stories chega ao fim no dia 31 de dezembro de 2025, mas, mais do que nunca, a riqueza, a acuidade e a singularidade dos relatos dos artistas acompanhados têm marcado estes últimos meses: fala-se de famílias — as que nos escapam, as que escolhemos, as que inventamos —, de exílio, de identidades, de violência, de melodramas e de revoluções perdidas, de línguas que se confundem, de aviões de papel que nos troçam, de poesia e de amanhãs, sempre…
CommonLAB
CommonLAB 2025
Depois de duas residências — em maio no Alkantara e em junho na Africologne —, o grupo de artistas reencontra-se de 8 a 19 de outubro no Cairo, no âmbito do festival D-CAF, organizado pela Orient Productions. Terão a oportunidade de descobrir a cena artística local, visitar o centro do Cairo e Fayoum, participar em workshops práticos e de investigação — incluindo dois dias com a encenadora egípcia Laila Soliman —, e usufruir de tempo individual de estúdio.
O CommonLAB 2025 termina na MC93, de 20 de outubro a 1 de novembro. Em diálogo com o dramaturgo Youness Anzane, a primeira semana será dedicada à apresentação final, a 23 de outubro. Durante a segunda semana, o grupo participará num workshop com Adeline Rosenstein e Prince Sadjo Barry e encontrar-se-á com Jin Xuan Mao e Lucía García Pullés, artistas do CommonLAB 2024.
Ainda em outubro…
De 22 a 25 de outubro de 2025, a MC93, em colaboração com os Laboratoires d’Aubervilliers e o Théâtre L’Échangeur, organiza momento de destaque com os artistas do CommonLAB. Desde 2023, 25 jovens artistas residentes na Europa — que vivem e exploram a alteridade no seu quotidiano — têm tido acompanhamento no desenvolvimento dos seus projetos durante residências coletivas de investigação e, em alguns casos, produzidos ou coproduzidos no âmbito do CommonPROD. Este foco é uma oportunidade para descobrir as suas histórias em diferentes fases de criação.
A par da apresentação na MC93 dos 8 artistas do CommonLAB 2025, serão também apresentados 3 projetos (co)produzidos: Kabylifornie, de Agathe Yamina Meziani, em estreia mundial; Mother Tongue, de Lucía García Pullés; e Carré Arrondi, de Hang Hang; bem como um work in progress, Mon Odyssée, de Jin Xuan Mao, e a performance PaperPlanes, de Pankaj Tiwari.
![ALKANARA - Em dezembro, o Common Stories chega ao fim - ©Mèsi Agoué Aroyo [Cadências crioulas, dez mil vezes desdobradas de Inés Sybille Vooduness]](/site/assets/files/14159/photo_3_cadences_creoles_dix_mille_fois_dedoublees-_ines_sybille_vooduness_mesi_agou_e_aroyo.jpg)
Projetos CommonPROD e CommonMOB
A partir do CommonLAB, o CommonPROD propõe aos artistas várias formas de acompanhamento — desde residências a apoios, coprodução ou produção. Desse contexto, poderemos acompanhar a estreia de vários projetos este outono:
Kabylifornie, de Agathe Yamina Meziani
— 22 a 25 de outubro na MC93, no âmbito do Focus
Coprodução da MC93 – Maison de la Culture de Seine-Saint-Denis, no quadro do Common Stories, um programa Europa Criativa financiado pela União Europeia. Uma produção Halles de Schaerbeek.
Galactic Crush 2: Into the Cold, de Stephanie Kayal
— 7 a 18 de outubro no Théâtre de la Vie (Bruxelas)
— 4 e 5 de novembro no Théâtre National Wallonie-Bruxelles (Bruxelas)
— 22 e 23 de novembro no Alkantara Festival (Lisboa)
Coprodução do Théâtre National Wallonie-Bruxelles e do Alkantara, no quadro do Common Stories, um programa Europa Criativa financiado pela União Europeia, do Théâtre de la Vie (Bruxelas), do Kunstencentrum Buda (Courtrai) e da Plateforme Parallèle (Marselha). Uma produção Hiros, com o apoio de Ettijahat – Independent Culture, Workspacebrussels e Espace Urbain – ISAC.
C!S-TEM Error, de Nadim Bahsoun
— 9 e 10 de novembro no Next Art Festival Budascoop, Courtrai
Coprodução do Théâtre National Wallonie-Bruxelles e do Riksteatern, no quadro do Common Stories, um programa Europa Criativa financiado pela União Europeia.
A Gente na Boate Sofre Junto, de Diego Bragà
— 14 e 15 de novembro no Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo, Portugal)
Uma produção Alkantara, em coprodução com afriCOLOGNE, no quadro do Common Stories, um programa Europa Criativa financiado pela União Europeia. Com o apoio de OPART, E.P.E./Estúdios Victor Córdon e TalentLAB 2025.
Cadências crioulas, dez mil vezes desdobradas, de Inés Sybille Vooduness
— 14 e 15 de novembro no Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo, Portugal)
Uma produção Alkantara, em coprodução com o Théâtre National Wallonie-Bruxelles e a MC93 – Maison de la Culture de Seine-Saint-Denis, no quadro do Common Stories, um programa Europa Criativa financiado pela União Europeia.
![ALKANARA - Em dezembro, o Common Stories chega ao fim - ©Nadim Bahsoun [C!S-TEM Error by Nadim Bahsoun]](/site/assets/files/14167/photo-4-c_s-tem-error--nadim-bahsoun-_c_nadim--bahsoun.png)
Três outros projetos do CommonPROD estão atualmente em desenvolvimento: Kongo Chroniques, de Azani V. Ebengou, e Mon Odyssée, de Jin Xuan Mao, que será apresentado em versão work-in-progress no Focus da MC93 a 25 de outubro.
Através da atribuição de bolsas de mobilidade, o CommonMOB contribui para reforçar a visibilidade de performances emblemáticas que interrogam as noções de diversidade. Além de Galactic Crush 2: Into the Cold de Stephanie Kayal, outros dois projetos também serão apresentados este outono:
Silence, ça tourne de Chrystèle Khodr e Nadim Deaibes
Baseada na história verídica de Eva Ståhl, enfermeira sueca e sobrevivente do massacre no campo palestiniano de Tel Al Zaatar, Silence, ça tourne é uma reflexão sobre os vestígios deixados pelas testemunhas das grandes convulsões da História.
— 18 a 22 de novembro no Théâtre National Wallonie-Bruxelles (Bruxelas)
— 26 a 30 de novembro na MC93 (Bobigny)
umuko de Dorothée Munyaneza
Invocando o umuko, uma árvore medicinal, ancestral e guardiã de histórias, Dorothée Munyaneza convida quatro jovens artistas — poetas, bailarinos, músicos — ruandeses, que navegam entre o legado do passado, a precariedade do quotidiano e um futuro que lhes pertence.
— 14 e 15 de novembro na Culturgest, no âmbito do Alkantara Festival(Lisboa)
Projeto cofinanciado pela União Europeia no âmbito do programa Europa Criativa

Artigos relacionados:
- 23.09 - 15.10.2024
- Candidaturas
Open Call: CommonLAB 2025
Candidata-te até ao dia 15 de outubro

- Candidaturas