Gio Lourenço e Sofia Berberan em residência no Espaço Alkantara
Sobre o Fim

- 02.02 — 15.02 2026
Entre os dias 2 e 15 de fevereiro, Gio Lourenço e Sofia Berberan estão em residência no Espaço Alkantara desenvolvendo o seu novo espetáculo Sobre o Fim.
Sobre o Fim parte do término de uma relação amorosa, que se torna uma reflexão acerca da ideia de fim, individual e colectivo. O projeto investiga territórios de interseção entre Humanos e Plantas, uma espécie de memória botânica, criando uma alucinação conjunta, uma atmosfera, que resulta na ficção possível deste encontro. Que matéria permanece enraizada no fim do amor? O fim não é apenas um ponto de ruptura, mas a abertura para novas ficções que emergem do colapso. As plantas transformam as cinzas em raiz.
O espaço cénico explora a performatividade botânica e integra plantas carnívoras, plantas afrodisíacas, plantas que propiciam os sonhos e plantas com propriedades curativas. O espaço sonoro tem por base sons emitidos pelas plantas, misturando sons pré-gravados e sons emitidos em tempo real.
Apresentações
Centro Cultural de Lagos: 20 e 21 de março
DDD - Festival Dias da Dança: 16 e 17 de abril
Ficha Artística
Direção Artística Gio Lourenço e Sofia Berberan Performers Ágatha Barbosa, Gio Lourenço, Marcelo Lopes e Sofia Berberan Desenho de Luz Lui L'Abbate Direção de Movimento Teresa Noronha Feio Dramaturgia coletiva com coordenação de Cláudia Madeira Instalações e vídeos Sofia Berberan Espaço Sonoro Ágatha Barbosa e Marcelo Lopes Espaço Cénico Joana Fins Faria Produção Medusa Material

Nasceu em 1987 em Luanda, Angola, e cresceu em Portugal. Foi bolseiro do Centro Nacional e Cultura para a formação em Dança e Performance no c.e.m- centro em movimento. Fez o curso de Teatro e Animação na CERCICA. É ator residente do Teatro GRIOT, tendo participado como ator em peças encenadas por Zia Soares, Rogério de Carvalho, Nuno M. Cardoso, Guilherme Mendonça, Bruno Bravo, António Pires, João Fiadeiro, Hélder Costa e Paula Diogo, José Carretas, Maria Amélia Videira e Genoveva Faísca. A sua performance Preta foi apresentada no Pavilhão da Holanda...
Sofia Berberan (PT) é artista multidisciplinar e curadora, explora no seu trabalho a relação entre artes visuais, botânica e performance. Já expôs em Portugal, Cabo Verde e Reino Unido e o seu trabalho foi publicado em diversos jornais, revistas e livros. É licenciada em Filosofia e pós-graduada em Artes Cénicas.