Ágatha Cigarra – Jardim das Descoisas
Laboratório para Confabular o Daqui Nada

- 12.01 — 18.01 2026
- Espaço Alkantara
Nos dias 12 a 18 de janeiro, Ágatha Cigarra vai criar, no Espaço Alkantara, um ponto de encontro para costurar ideias, planos e afrontes sobre o contexto que vivemos com nossas crias. Reivindicar um futuro e propormo-nos como agentes dessa transformação hoje, é urgente.
Durante este laboratório existirão três encontros abertos ao público. Durante os encontros irão escrever, gravar, comer, ler, brincar, escutar, assistir, desenhar ou só aquecer-se, trazendo as possibilidades e o que existe para somar (e multiplicar). Este laboratório servirá para compreender demandas, urgências e escrever o novo projeto Jardim das Descoisas.
Horário dos encontros*
12 JAN (segunda-feira) — 13H00 - 16H00
15 JAN (quinta-feira) — 14H00 - 20H00
18 JAN (domingo) — 14H00 - 20H00
*Caso queiras marcar um encontro ou uma conversa fora destes horários, podes entrar em contacto com a artista, através do email: agathabarbosa@gmail.com
O Jardim das Descoisas
O Jardim das Descoisas é um projeto de Ágatha Cigarra baseado em ações lúdicas envolvendo crianças, de zero a 89 anos, que mexem com nosso imaginário criativo e desposturiza as adultices. Nasceu em 2013 como parte do projeto TodoDomingo, na Casa das Caldeiras. Foi contemplado pelo programa VAI 2015, participou no fecho do Mês de Cultura Independente pela prefeitura de São Paulo em 2015 e no Festival De|Generadas² no Sesc Santana em 2016, entre outras participações em festas e atividades. Em Lisboa fez parte da programação do espaço Anjos70, da Casa Capitão e do Festival Precárias.
O Jardim das Descoisas conta com uma equipa de colaboradores, unidos em caraminholas, que produz um espaço interventivo com propostas de actividades de música, dança, experiências manuais e audiovisuais, sempre com enfoque no “faça-você-mesmo”, na ressignificação da tecnologia e no imaginário popular brasileiro. Reúne também expositores de roupa, brinquedos e utilidades, além de uma apurada curadoria culinária para todas as idades.

Cigarra ou Ágatha Barbosa, é nascida em São Paulo, cidade onde cresceu nos fluxos cotidianos da imigração e desenvolveu táticas de expressão de rua em coletivos de festa. DJ, performer, produtora musical e agente cultural há mais de 15 anos, dedicou metade deste tempo na cena de Lisboa em parceria com a cidade e artistas dissidentes, teve suas festas residentes das principais salas da cidade e é membro da Associação da União dos Blocos de Carnaval de Rua de Lisboa e da presidente da Associação Trypas Corassão. Cigarra também é responsável por projetos...
Artigos relacionados:
- 24.07 - 26.07.2025
- Portas Abertas
Precárias III: Festival de Performance
Corpas Brincantes

- Portas Abertas