Ir para o conteúdo

Conteúdo principal

Noções de acessibilidade nas artes performativas

PISTA

ALKANARA - Noções de acessibilidade nas artes performativas - ©
  • 27.09 2022
  • Espaço Alkantara
  • Acesso gratuito (limite de 25 participantes por sessão)
  • 10H-13H

Inscrições AQUI


O que é acessibilidade? Que serviços tornam eventos culturais e projetos de artes performativas mais acessíveis?


Dirigida a artistas e profissionais independentes da área de produção, nesta formação damos algumas respostas a estas perguntas.


Evidenciando a contribuição da acessibilidade para que espetáculos e eventos culturais sejam experiências significativas — que interagem com mais pessoas, nas suas diversidades e interseccionalidades — a formação será dividida em duas partes.


Na primeira parte, Ionara Silva irá introduzir noções sobre o que é acessibilidade e como aplicar essas noções nas artes performativas.

Na segunda parte, será explicado o que são e as implicações da implementação de dois recursos de acessibilidade:
- Audiodescrição - pela audiodescritora Eliana Franco
- interpretação em Língua Gestual Portuguesa - pelo intérprete Ricardo Madaíl e pela intérprete Sofia Figueiredo


*Sessão com interpretação em Língua Gestual Portuguesa

Eliana Franco - Doutora em Letras (KULeuven, Bélgica, 2000), audiodescritora, legendadora, formadora e consultora em tradução audiovisual e acessibilidade há 20 anos. Foi docente e pesquisadora da UFBA (2002 – 2014). Membro do júri técnico da mostra competitiva em AD do Festival VerOuvindo (2017, 2019 e 2021). Vive em Portugal, onde atua como formadora de guionistas e consultores em audiodescrição, coordenando projetos no cinema, teatro e em espaços expositivos. Coautora de Audio Description in Brazil (2022).


Ionara Silva - Comunicadora, produtora cultural e empreendedora criativa. Licenciada em Comunicação Social (Universidade Paulista), pós-graduada em Gestão de Políticas Públicas de Género e Raça (Universidade de Brasília), especialista em Indústrias Criativas: gestão e estratégias (Universidade de Lisboa). É doutoranda em Ciências da Comunicação e investigadora em cultura digital (Lusófona/Cicant). Atua em projetos e ações de combate ao racismo, na valorização de artistas afrodescendentes e na promoção da comunicação acessível. Em 2021 integrou a equipa do Alkantara e é responsável pela área de Acesso e Públicos.


Ricardo Madaíl - 40 anos de idade, Surdo de nascença e bilíngue em Língua Gestual Portuguesa e em Português. Aluno finalista da Licenciatura de Língua Gestual Portuguesa - Interpretação (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra). Participa na Cultura como Mediador, Guia, Contador de Histórias e Espectador.


Sofia Figueiredo - Licenciada em Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa ( Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal). Como Intérprete de Língua Gestual Portuguesa tem experiência no contexto cultural, designadamente em teatro, na literatura e na música. É Intérprete de Língua Gestual Portuguesa no projeto artístico Mãos que Cantam, formado por Pessoas Surdas que cantam em Língua Gestual Portuguesa.

Voltar ao inicio
This website is using cookies to provide a good browsing experience

These include essential cookies that are necessary for the operation of the site, as well as others that are used only for anonymous statistical purposes, for comfort settings or to display personalized content. You can decide for yourself which categories you want to allow. Please note that based on your settings, not all functions of the website may be available.

This website is using cookies to provide a good browsing experience

These include essential cookies that are necessary for the operation of the site, as well as others that are used only for anonymous statistical purposes, for comfort settings or to display personalized content. You can decide for yourself which categories you want to allow. Please note that based on your settings, not all functions of the website may be available.

Your cookie preferences have been saved.