Portas Abertas: Francisca Pinto e Patrícia Soares no Espaço Alkantara
Motherland

- 21.03 2025
- Espaço Alkantara
Motherland, ou terra-mãe, dá visibilidade à maternidade como o trabalho mais antigo e natural do mundo. A proposta de mergulhar neste espaço de criação é também uma reivindicação da possibilidade de continuar a existir enquanto profissional das artes performativas, enquanto mãe de duas crianças pequenas. Um espaço que vive da contradição entre o nada querer fazer, ou provar, não querer entreter, mas apenas estar com, junto, ao mesmo tempo inevitavelmente entretendo e recriando. Motherland é também um lugar caótico, mas onde a vida acontece num ritmo próprio, questionando e reformulando expectativas de tempo de trabalho e produção. A imaginação procura abrir novos modos de partilhar o espaço da cena, que é também de descanso, de alimentação, de estudos e de cuidados, convocando o envolvimento de todos nas questões que nos movem.
— Francisca Pinto
Francisca Pinto e Patrícia Soares estão em residência no Espaço Alkantara para desenvolver Motherland, uma ação performativa e reflexiva integrada no projeto As Ilhas: Investigações, visibilidade e transformações - Maternidade e Paternidade nas Artes Hoje.
Abrem as portas do Espaço Alkantara dia 21 de março, sexta-feira para dois momentos de partilha com o público:
11H00-12H30: conversas informais sobre experiências pessoais de conciliação, tendo como base o material apresentado no Fórum Cultura
15H00-17H00: ensaio aberto, conversa e lanche
Ambos os momentos de partilha serão informais e abertos à presença de adultos e crianças, sendo permitido sair e voltar a entrar se necessário.
Ainda em 2025, Motherland será apresentado no Espaço Alkantara.
Ficha Artística
Investigação Francisca Pinto e Patrícia Soares Criação Francisca Pinto Produção Patrícia Soares

FRANCISCA PINTO nasceu em Lisboa, Portugal em 1988. Bailarina/performer, intérprete e criadora, curiosa e praticante de várias práticas e do corpo e imaginação. Formada pela Escola de Dança do Conservatório Nacional em 2006. Licenciada pela Escola Superior de Dança de Lisboa em 2009. Na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, frequentou o Mestrado em Ciências da Comunicação - Comunicação e Artes. Está desde 2010 envolvida em diferentes projetos enquanto bailarina/performer. Tem trabalhado com Martine Pisani, Clara...

Patrícia Soares é produtora e diretora da Produção d'Fusão. Trabalha nas artes performativas contemporâneas desde 2012 e tem colaborado com vários criadores nas áreas da dança, teatro e circo. Desde 2021, trabalha em mediação de públicos e programação numa aldeia da Serra da Estrela. Em 2020, foi mãe e iniciou a fase mais multidisciplinar da sua existência, procurando o equilíbrio entre a carreira profissional e a maternidade consciente e presente.
Artigos relacionados:
- 06.03 - 23.03.2025
- Artistas em residência
Francisca Pinto e Patrícia Soares em residência no Espaço Alkantara
Motherland

- Artistas em residência
- 11.03.2025
- Formações
Fórum Cultura: Conciliação entre vida familiar e profissional nas artes performativas

- TER 11.03.2025 10H00
- Formações