Jorge Ciprianno e Mariana Barros em residência no Espaço Alkantara
Precárias III: Festival de Performance

- 31.03 — 13.04 2025
Já são conhecidos os projetos selecionados pelo Precárias III: Festival de Performance (PIII:FP). Das 72 candidaturas recebidas através da Open Call, o júri Luan Okun, Nádia Yracema e Tita Maravilha selecionou 4 artistas para residências no Espaço Alkantara e Rua das Gaivotas 6: Daniel Rakin, Jorge Ciprianno, Mariana Barros e Mayara Baptista.
De 31 e março a 6 de abril, Jorge Ciprianno ocupa o estúdio do Espaço Alkantara para desenvolver o projeto Oṣe Odù - O feminino que nos liberta.
Jorge Ciprianno é bailarino, coreógrafo e arte educador, natural de Salvador, Bahia. Iniciou o seu percurso na dança aos 13 anos e formou-se na Escola da Fundação Balé Folclórico da Bahia. Fez parte do elenco de The Lion King em Hamburgo e Londres e fundou a Agadá Companhia de Dança Afro Contemporânea em Portugal. Em 2023 apresentou a performance Okanran: A origem no Alkantara Festival e no Programa Gaivotas no Pátio. Acredita no poder transformador da arte, entrelaçando ancestralidade e inovação.
De 7 a 13 de abril, é a vez de Mariana Barros entrar em residência com Futuros e Ancestrais.
Mariana Barros é uma multiartista performer residente em Lisboa, licenciada em Teatro pela UNESPAR e com especialização em Arte Sonora pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Desde 2007, a sua trajetória destaca-se pela experimentação e pela fusão de diversas linguagens artísticas, como performance, dança, artes visuais, música, arte educação e teatro. Participou em criações e colaborações apresentadas em galerias, festivais e bienais na América Latina e Europa. Destacam-se a premiação como melhor atriz no Troféu Gralha Azul (2018) pelo espetáculo CriÂnsia da ProcessoMultiartes e as suas performances Corpo Espetacular e ES| SURFACE.
As apresentações dos quatro trabalhos desenvolvidos em residência estão marcadas para os dias 25 e 26 de Julho de 2025.
Precárias III: Festival de Performance (PIII:FP)
Precárias é um festival de performance idealizado e concebido por Tita Maravilha. Um projeto de criação intercultural e comunitário que se dedica à capacitação e instrumentalização de corpos e pensamentos dissidentes, com foco em corpos-identidades trans, queer, não-binaries, mulheridades e não brancas.
O festival promove a interseccionalidade, a criação coletiva e a valorização de narrativas marginais, garantindo espaços seguros e acessíveis para a experimentação e partilha artística. O tema deste ano, CORPAS BRINCANTES, faz um convite à reflexão sobre a infância e as suas múltiplas possibilidades — repensando o futuro e promovendo espaços de diálogo e troca.
Apoio e financiamento
Republica Portuguesa - DGArtes, Câmara Municipal de Lisboa, Rua das Gaivotas 6, Alkantara
Artigos relacionados:
- 18.11.2023
- Kilombo
- Espetáculos / Performances
Jorge Ciprianno
Okanran: A origem

- SáB 18.11.2023 17H30
- Kilombo
- Espetáculos / Performances