Alkantara distinguido nos prémios Acesso Cultura 2024
O Alkantara foi distinguido com o Prémio Acesso Cultura - Linguagem Clara 2024, pelo texto sobre o espetáculo Sweat, Sweat, Sweat (Um conjunto de pequenos afrontamentos), de Sónia Baptista, produzido para o guia acessível do programa Trilhas. O júri era composto por Elisabet Carceller (museógrafa), Pedro Mendes (diretor geral e criativo do Coffeepaste) e Rita Pires dos Santos (mediadora cultural da Acesso Cultura).
Consulta o guia Trilhas do Alkantara Festival 2023
Trilhas é o projeto de ação estratégica de mediação do Alkantara para a mobilização e formação de novos públicos para as artes performativas. Pretende construir caminhos para que pessoas ainda ausentes como público das grandes salas de espetáculos de Lisboa estejam cada vez mais presentes. Este programa é desenvolvido em parceria com associações culturais e coletivos informais que desenvolvem ações junto das comunidades LGBTQIAP+, migrantes e refugiadas, pessoas com deficiência e pessoas afrodescendentes.
Deliberação do júri
Decidimos atribuir o Prémio Acesso Cultura – Linguagem Clara ao texto sobre o espetáculo “Sweat, Sweat, Sweat (Um conjunto de pequenos afrontamentos)” de Sónia Baptista, que integrou a brochura do “Trilhas – programa de encontros para novos públicos”, do Alkantara Festival.
O que torna este projeto de comunicação distinto é o objetivo de chegar a públicos ainda ausentes das salas de espetáculos e/ou pouco familiarizados com as artes performativas e os artistas do festival. Com isto em mente, parece-nos ser uma boa estratégia optar por textos sucintos e, principalmente, por colocar questões ao leitor, orientadas à temática do espetáculo.
A sinopse do espetáculo é apresentada de forma breve, através de duas frases curtas. A estas duas frases, juntam-se três palavras-chave e duas perguntas, que convidam à reflexão. O texto identifica de forma clara informações relevantes, como: o local, a hora, a classificação etária e a duração de cada espetáculo. Também indica questões relativas à acessibilidade dos espaços e ao tipo de legendas disponíveis. Tudo isto, aliado a um design gráfico acessível e claro.
Destacamos, ainda, o facto da brochura digital do “Trilhas” ser acessível para o público cego ou com baixa-visão, através de um ficheiro apto para leitores de ecrã, que inclui descrição das imagens.