Sentir para Ver
Acesso de pessoas com deficiência visual à arte e à cultura

- 03.06 2025
- Biblioteca de Marvila
- GRATUITO MEDIANTE INSCRIÇÃO
- 10h00-13h00
- Em português
Nesta formação de três horas, vamos abordar como pessoas cegas ou com baixa visão vivenciam experiências culturais e artísticas. A partir das vivências das formadoras Madalena Ribeiro e Ionara Silva, conheceremos formas de tornar a arte mais acessível, utilizando os sentidos, a criatividade e o respeito à diversidade. A formação tem três objetivos principais: compreender como pessoas com deficiência visual percebem e acedem a experiências culturais e artísticas; possibilitar o contato com ferramentas e estratégias de acessibilidade, como audiodescrição, Braille e materiais táteis; refletir sobre a importância da cocriação e do envolvimento de pessoas com deficiência visual na criação e divulgação cultural.
No final, as pessoas participantes terão noções sobre:
- Como pessoas com deficiência visual percebem o mundo;
- O papel do tato, do som e da imaginação na fruição artística;
- Ferramentas como o Braille, a audiodescrição e os materiais táteis;
- Boas práticas em espaços culturais;
- A importância de escutar e cocriar com o público com deficiência.
Esta formação destina-se especialmente a profissionais de museus, bibliotecas, centros culturais, escolas, artistas, educadores, produtores culturais e todas as pessoas interessadas em acessibilidade e inclusão na cultura.
Equipa formadora: Ionara Silva e Madalena Ribeiro
Data: 3 de junho (terça-feira)
Horário: 10h — 13h
Local: Biblioteca Municipal de Marvila
Vagas: 35
Formulário de inscrição disponível uma semana antes da formação.
A seleção de participantes é feita por ordem de inscrição e será confirmada por e-mail. Para qualquer informação adicional, contacta francisco.benedy@alkantara.pt. Para receberes o aviso de abertura de inscrições para as próximas formações, subscreve a newsletter do Alkantara.
Equipa formadora
Ionara Silva é produtora cultural, pesquisadora e empreendedora criativa com mais de 15 anos de experiência, tendo colaborado com associações, coletivos, grupos, empresas, instituições governamentais e organismos internacionais. É doutora em Ciências da Comunicação (Universidade Lusófona), pós-graduada em Gestão de Políticas Públicas de Gênero e Raça (Universidade de Brasília) e especialista em Indústrias Criativas: Gestão e Estratégias (Universidade de Lisboa). Durante três anos, liderou a área de acesso e públicos do Alkantara, sendo responsável pela implementação de boas práticas de acessibilidade e mediação no Alkantara Festival Internacional de Artes Performativas. É colunista do jornal Público e consultora em acessibilidade e negócios criativos.
Madalena Ribeiro é licenciada e mestre em Tradução nas línguas inglesa e alemã pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e pós-graduada em Acessibilidade Universal e Design for All pela Universidade Autónoma de Madrid. Cega de nascença, dedica-se há cerca de 15 anos à consultoria e formação nas áreas de recrutamento, atendimento e interação com pessoas com deficiência visual, comunicação motivacional e promoção do Braille. Considera-se embaixadora em Portugal dessa forma única de alfabetização para leitura e escrita de pessoas cegas congênitas ou com perda precoce da visão.
PISTA é um programa de formação promovido pelo Alkantara e pelo Polo Cultural Gaivotas | Boavista/Loja Lisboa Cultura, dirigido a agentes culturais (estruturas profissionais e individuais), com vista ao desenvolvimento e atualização de competências profissionais, à partilha de boas práticas e à discussão pública de temas da atualidade cultural.

