Ir para o conteúdo

Conteúdo principal

Marlene Monteiro Freitas em residência no Espaço Alkantara

ALKANARA - Grande plano de uma ferida cosida num abdómen nu, com fios e sangue, parcialmente coberta por um tecido branco. - ©“Anus artificial lombar esquerdo”, pormenor, em Jean Baptiste Marc Bourgery e Nicolas Henri Jacob (litografias), ‘Traité complet de l'anatomie de l'homme: comprenant la medicine opératoire’, Paris, C. Delaunay, vol. 7, ‘Atlas’, 1840, pl. 42.
@ “Anus artificial lombar esquerdo”, pormenor, em Jean Baptiste Marc Bourgery e Nicolas Henri Jacob (litografias), ‘Traité complet de l'anatomie de l'homme: comprenant la medicine opératoire’, Paris, C. Delaunay, vol. 7, ‘Atlas’, 1840, pl. 42.
  • 25.02 — 01.03 2025
  • Espaço Alkantara

NÔT (a partir das 1001 Noites)

De um lado um muro de pessoas, do outro um muro de pedras, como que "entre a espada e a parede", um palco. Neste vale encantado, um espetáculo em miniatura moldado para caber em grandes espaços. Tem a forma de uma fábula, resultado da acumulação de vários contos, alguns de amor, outros de guerra, alguns de viagens, outros bestiais. São contos-arma que garantem a sobrevivência do seu narrador, num duelo entre a imaginação e um coração petrificado. São contos-lamento que celebram ausentes, num duelo entre vida e morte, prisão e liberdade, vício e virtude, realidade e desejo.

Nesta arquitetura de pedra-sobre-pedra e de pessoa-sobre-pessoa, um espelho imaginário. Artefacto de multiplicação, projeção, alienação e encantamento que, noite após noite, transforma o palco numa cebola. De camada em camada, envolta em odores e salpicos invisíveis, a “boca contadeira” oferece-se à espada e à parede, adicionando um conto à infinitude dos contos.

— Marlene Monteiro Freitas


Marlene Monteiro Freitas será o Cour D’Honneur da 79º edição do Festival d'Avignon. A estreia está marcada para o dia 5 de julho de 2025.

Ficha Artística

Coreografia Marlene Monteiro Freitas Assistente de coreografia Francisco Rolo Com Ben Green, Henri “Cookie” Lesguillier, Joãozinho da Costa, Mariana Tembe, Marie Albert, Miguel Filipe, Rui Paixão, Tomás Moital Cenografia Yannick Fouassier e MMF Iluminação Yannick Fouassier Som Rui Antunes Administração, produção P.OR.K Distribuição Key Performance Coprodução Festival D'Avignon; Berliner Festspiele e Tanz im August (Berlim, DE); Festival Internacional de verão Kampnägel (Hamburgo, DE); Culturgest (Lisboa, PT); MC2: Maison de la Culture de Grenoble Scène nationale (Grenoble, FR); The Quartz - Brest National Scene (Brest, FR); La Comédie de Clermont-Ferrand scène nationale (Clermont-Ferrand, FR); Maison de la danse, Lyon - Pôle européen de creation (Lyon, FR); Parc de la Villette (Paris, FR); Teatro Municipal do Porto (Porto, PT); Kunstenfestivaldesarts (Bruxelas, BE); PACT Zolverrein (Essen, DE); Comédie de Genève (Genebra, CH); La Bâtie de Genève (Genebra, CH) Residências O Espaço do Tempo; Alkantara; Estúdios Vítor Cordon Com o apoio de Dançando com a Diferença

Marlene Monteiro Freitas é bolseira Onassis Air 2025

Marlene Monteiro Freitas

MARLENE MONTEIRO FREITAS (Cape Verde, 1979) studied dance at P.A.R.T.S (Brussels), ESD, and the Calouste Gulbenkian Foundation (Lisbon). She has worked with choreographers such as Loic Touzé, Emmanuelle Huynh, Tânia Carvalho, and Boris Charmatz. Her creations include Canine Jaunâtre 3 (2024, for Le Ballet de l’Opéra National de Lyon), LULU (2023, with Theater an der Wien and Wiener Festwochen), RI TE (2022, with Israel Galván), ÔSS (2022, for Cia. Dançando com a Diferença), the performance Idiota and the exhibition X AND (2022, exploring the work of painter...

Voltar ao início
This website is using cookies to provide a good browsing experience

These include essential cookies that are necessary for the operation of the site, as well as others that are used only for anonymous statistical purposes, for comfort settings or to display personalized content. You can decide for yourself which categories you want to allow. Please note that based on your settings, not all functions of the website may be available.

This website is using cookies to provide a good browsing experience

These include essential cookies that are necessary for the operation of the site, as well as others that are used only for anonymous statistical purposes, for comfort settings or to display personalized content. You can decide for yourself which categories you want to allow. Please note that based on your settings, not all functions of the website may be available.

Your cookie preferences have been saved.