Sónia Baptista em residência no Espaço Alkantara
- 10.02 — 23.02 2025
- Espaço Alkantara
KING SIZE procura confrontrar os dispositivos de criação e dramaturgia de performances drag contemporâneas com os códigos rígidos de representação de género, na dança e no teatro tradicionais, evidenciando as diferenças entre o que é natural e o que é construção cultural ou cénica.
O drag subverte os papéis de género, reforçando os aspectos teatrais dessas interpretações, mas é também uma forma de crítica social e um meio de expressão artística. Os shows drag king/queer – e o que se pode chamar de masculinidade espetacular – permitem rever a encenação da masculinidade e questionar o que é a performance de género?
KING SIZE pretende analisar como se constrói a masculinidade, para ressignificar as relações entre natureza, género e sexo. Focando figuras que incorporam os mitos Masculinos – como só profetas – bem como as suas revisões paródicas, esta criação procura encenar um jogo de desidentificação que resiste às pressões de binarismo sexual, na sociedade e na arte.
— Sónia Baptista
KING SIZE vai estar no palco do TNDM II de 6 a 15 de junho de 2025.
Interpretação Ana Libório, Crista Alfaiate, Joana Levi, Paloma Calle, Vânia Doutel Vaz e pessoas convidadas Desenho de luz Daniel Worm Espaço cénico Raquel Melgue Som Margarida Magalhães Styling João Caldas Apoio à dramaturgia Francesca Rayner, Mariana Ricardo, Maribel Mendes Sobreira Direção de produção Maria João Garcia Produção executiva Beatriz Carola Comunicação Helena César Produção AADK PORTUGAL Coprodução Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Municipal do Porto/ Festival DDD, Festival Linha De Fuga Residência de coprodução O Espaço do Tempo Apoio Evc, Alkantara, Devir/Capa, Citemor, Livraria Aberta, Livraria Snob, Gaivotas6 Agradecimentos Queer Lisboa, ILGA Projeto financiado pela República Portuguesa – Cultura / DGArtes
Sónia Baptista nasceu em Lisboa. É formada em Dança Contemporânea pelo Fórum Dança. Em 2001, foi-lhe atribuído o Prémio Ribeiro da Fonte de Revelação na área da Dança pelo, então, Ministério da Cultura por Haikus, (o seu primeiro trabalho). Obteve, com distinção, o grau de Master Researcher in Choreography and Performance da Universidade de Roehampton em Londres, Reino Unido. No seu trabalho explora e experimenta com as linguagens da Dança, Performance, Música, Literatura, Teatro e Vídeo. Trabalha em direcção de movimento e dramaturgia. Para além...