Antestreia de Quinta-Feira: Abracadabra de Cláudia Dias
- 12.10 2019
- Sete Anos Sete Peças
- O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo)
- Entrada Livre
Cláudia Dias aproxima-se da reta final do processo de criação de Quinta-Feira: Abracadabra, a quarta peça do projeto Sete Anos Sete Peças que continua, agora no feminino, tendo como artista convidada a coreógrafa e bailarina Idoia Zabaleta. Dia 12 de outubro Quinta-Feira é apresentada ao público pela primeira vez, em antestreia, no Espaço do Tempo, Montemor-o-Novo.
Idoia Zabaleta, irreverente, livre, implicada, comprometida, responsável, punk, generosa, ativista, inteligente é uma convidada natural deste projeto, fruto da cumplicidade existente entre ambas as artistas desde há vários anos.
Entre si partilham a Técnica de Composição em Tempo Real, quer como ferramenta teórico-prática de composição como de treino artístico. Mas partilham também um posicionamento político, entenda-se, uma forma de estar e de olhar as questões da polis. São vários os assuntos possíveis a emergir deste encontro: a micropolítica e o corpo, as matérias pós-colonialistas, a mulher e o feminismo, a história individual no confronto com o peso avassalador da história colectiva.
Quinta-Feira: Abracadabra estreia em Bilbau no contexto do Festival Dantzaldia, dia 30 de Novembro.
Ficha Técnica
Direção artística Cláudia Dias Artista Convidada Idoia Zabaleta Intérpretes Cláudia Dias, Idoia Zabaleta Assistente Artístico Karas Desenho de Luz e Direção Técnica Nuno Borda de Água Cenografia Nuno Borda de Água Vídeo Bruno Canas Fotografia Alípio Padilha Música Fuego de Bomba Estéreo, Banho de Elza Soares, De dentro do Ap de Bia Ferreira, Canción Total de Maria Arnal & Marcel Bagés Acompanhamento Crítico Jorge Louraço Figueira Produção Alkantara Coprodução Teatro Municipal do Porto, Teatro Municipal São Luiz, Moare Danza Residências artísticas e apoio Azala, L’animal a l’esquena, O Espaço do Tempo Difusão Something Great Agradecimentos Mursego, María Arnal & Marcel Bagés, Helder Azinheirinha
Alkantara é uma estrutura financiada por Républica Portuguesa | Cultura/Direcção-Geral das Artes.
Azala y Moare Danza são estruturas financiadas pelo Departamento de Cultura do Governo Basco.