Ir para o conteúdo

Conteúdo principal

Recrutamento - Coordenação de Comunicação

ALKANARA - Recrutamento - Coordenação de Comunicação - ©Maria Tsukamoto
@ Maria Tsukamoto
  • 06.03 — 21.03 2023
  • Candidaturas
  • Espaço Alkantara


Estamos a recrutar para uma vaga de Coordenação de Comunicação
Aceitamos candidaturas até 21 de março, às 23h59, através do formulário que encontras aqui.


Visão global da função

A pessoa a integrar a equipa do Alkantara, para a função de coordenação de comunicação, será responsável pela consolidação da comunicação e identidade do Alkantara. Deverá garantir uma comunicação clara, acessível e inclusiva, que permita aumentar o impacto das várias ações do Alkantara, nacional e internacionalmente.


A pessoa na função de coordenação de comunicação criará um plano estratégico de comunicação para o Alkantara, adequado ao plano de atividades, à equipa de comunicação existente e ao orçamento disponível. O plano a desenvolver deverá garantir a coerência e a visibilidade das atividades que o Alkantara promove, com especial atenção para o Alkantara Festival e para a articulação do festival com as atividades desenvolvidas ao longo do ano.


No desenvolvimento do plano estratégico de comunicação deverá dar particular atenção à comunicação em meios digitais, assumidos como prioritários para a comunicação regular do Alkantara com diversos públicos. Desenvolverá ainda um plano de meios físicos e ações complementares, que garantam a visibilidade e destaque do Alkantara Festival e das restantes atividades promovidas pelo Alkantara.


A criação e desenvolvimento do plano estratégico serão definidos em diálogo com a direção artística, à qual reporta, e em articulação com a restante equipa do Alkantara — em particular com as pessoas de comunicação, de acesso e públicos e com a equipa de patrocínio e parcerias, com as quais partilhará responsabilidades na execução do plano.


Juntamente com a pessoa da equipa de comunicação, será ainda responsável pela identificação de recursos humanos e fornecedores necessários para a execução do plano estratégico de comunicação, bem como pela sua contratação, em articulação com a direção artística e com a gestão e administração.



Principais funções da coordenação de comunicação

- Criar, implementar e avaliar um plano estratégico para uma comunicação clara, acessível e inclusiva, que permita aumentar o impacto das várias ações do Alkantara, nacional e internacionalmente
- Apoiar a redação de candidaturas, propondo e descrevendo ações de comunicação adequadas aos projetos a candidatura e à estratégia de comunicação do Alkantara
- Planear e criar conteúdos, incluindo a redação e edição de textos, para os vários canais e plataformas
- Planear e analisar resultados de campanhas segmentadas de email marketing e redes sociais (Facebook, Instagram, etc.)
- Planear e supervisionar o desenvolvimento do site alkantara.pt, com especial atenção para a acessibilidade do design, para a arquitetura de informação e para a constituição do arquivo
- Planear a produção gráfica de materiais de comunicação
- Planear e garantir a manutenção do arquivo físico e digital da comunicação dos projetos do Alkantara, histórico e em curso
- Identificar, contratar e coordenar os recursos humanos e fornecedores necessários para a execução do plano de comunicação (design, assessoria de imprensa, tradução, vídeo, fotografia, gráficas, consultorias para a acessibilidade) — em articulação com a direção artística e com a gestão e administração
- Gerir o orçamento de comunicação, garantindo o seu cumprimento, de acordo com os procedimentos administrativos do Alkantara
- Garantir a monitorização e avaliação regular dos objetivos estabelecidos e redigir relatórios
- Desenvolver parcerias estratégicas de comunicação e media partners, em articulação com a equipa de patrocínio e parcerias
- Zelar pela atualização e cumprimento transversal das normas de comunicação do Alkantara por todas as pessoas da equipa, em comunicações internas e externas
- Manter boas relações com as equipas de comunicação dos espaços de apresentação, dos coprodutores e das principais parcerias das atividades do Alkantara, garantindo a coordenação, articulação e execução das campanhas de comunicação



Perfil

Para te candidatares a esta função, deves ter:
- Formação em Comunicação/Marketing ou experiência relevante em funções similares às descritas neste anúncio
- Pelo menos 3 anos de experiência em comunicação na área cultural
- Experiência em pensamento estratégico e planeamento em comunicação
- Experiência em redação, edição e revisão de texto
- Experiência em coordenação de equipas
- Domínio de ferramentas de e-marketing (Mailchimp) e redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube, Vimeo…)
- Excelente capacidade de expressão oral e escrita em língua portuguesa
- Boa capacidade de expressão oral e escrita em língua inglesa
- Interesse por artes performativas contemporâneas


Valorizamos
- Experiência em comunicação no contexto de festivais de arte e eventos culturais
- Formação em comunicação clara, inclusiva e acessível (aplicada à produção de texto, design, programação web etc.)
- Formação em copywriting e ux writing
- Competências técnicas na edição de imagem e vídeo, nomeadamente para formatos online
- Domínio de ferramentas de edição de imagem (Photoshop e Illustrator)
- Domínio de ferramentas de trabalho em sistema operativo MAC
- Experiência na utilização de ferramentas de planeamento como Trello, Asana
- Disponibilidade imediata



Condições

- Contrato de trabalho a tempo completo (40h semanais), a termo (até 26 de janeiro de 2024), renovável
- Horário preferencial de trabalho 10h-18h, 2ª a 6ª feira
- Vencimento base mensal 1.350€
- Subsídios de almoço, férias e de Natal
- Início de funções a 3 de abril de 2023 (negociável)



Processo de recrutamento

O processo de recrutamento inclui uma entrevista, a realizar nos dias 27 e 28 de março, de forma presencial, em horário a acordar, no Espaço Alkantara. Às pessoas a entrevistar será solicitado um exercício prático, que deverá ser executado e entregue até às 23h59m de 26 de março.


Um dos nossos objetivos é que a equipa do Alkantara possa refletir melhor a cidade em que se insere, incorporando a sua diversidade e múltiplas realidades, numa lógica de inclusão e acessibilidade. Encorajamos particularmente a candidatura de pessoas racializadas, sub-representadas na equipa do Alkantara.



Para te candidatares

Preenche o formulário de candidatura aqui. O formulário estará disponível até às 23h59m 21 de março de 2023.

Todas as pessoas candidatas serão contactadas e informadas da sua seleção, ou não, para a fase de entrevista dia 23 de março.

PDF Anúncio de recrutamento

Voltar ao início
This website is using cookies to provide a good browsing experience

These include essential cookies that are necessary for the operation of the site, as well as others that are used only for anonymous statistical purposes, for comfort settings or to display personalized content. You can decide for yourself which categories you want to allow. Please note that based on your settings, not all functions of the website may be available.

This website is using cookies to provide a good browsing experience

These include essential cookies that are necessary for the operation of the site, as well as others that are used only for anonymous statistical purposes, for comfort settings or to display personalized content. You can decide for yourself which categories you want to allow. Please note that based on your settings, not all functions of the website may be available.

Your cookie preferences have been saved.