Recrutamento - Coordenação de Comunicação
- 06.03 — 21.03 2023
- Candidaturas
- Espaço Alkantara
Estamos a recrutar para uma vaga de Coordenação de Comunicação
Aceitamos candidaturas até 21 de março, às 23h59, através do formulário que encontras aqui.
Visão global da função
A pessoa a integrar a equipa do Alkantara, para a função de coordenação de comunicação, será responsável pela consolidação da comunicação e identidade do Alkantara. Deverá garantir uma comunicação clara, acessível e inclusiva, que permita aumentar o impacto das várias ações do Alkantara, nacional e internacionalmente.
A pessoa na função de coordenação de comunicação criará um plano estratégico de comunicação para o Alkantara, adequado ao plano de atividades, à equipa de comunicação existente e ao orçamento disponível. O plano a desenvolver deverá garantir a coerência e a visibilidade das atividades que o Alkantara promove, com especial atenção para o Alkantara Festival e para a articulação do festival com as atividades desenvolvidas ao longo do ano.
No desenvolvimento do plano estratégico de comunicação deverá dar particular atenção à comunicação em meios digitais, assumidos como prioritários para a comunicação regular do Alkantara com diversos públicos. Desenvolverá ainda um plano de meios físicos e ações complementares, que garantam a visibilidade e destaque do Alkantara Festival e das restantes atividades promovidas pelo Alkantara.
A criação e desenvolvimento do plano estratégico serão definidos em diálogo com a direção artística, à qual reporta, e em articulação com a restante equipa do Alkantara — em particular com as pessoas de comunicação, de acesso e públicos e com a equipa de patrocínio e parcerias, com as quais partilhará responsabilidades na execução do plano.
Juntamente com a pessoa da equipa de comunicação, será ainda responsável pela identificação de recursos humanos e fornecedores necessários para a execução do plano estratégico de comunicação, bem como pela sua contratação, em articulação com a direção artística e com a gestão e administração.
Principais funções da coordenação de comunicação
- Criar, implementar e avaliar um plano estratégico para uma comunicação clara, acessível e inclusiva, que permita aumentar o impacto das várias ações do Alkantara, nacional e internacionalmente
- Apoiar a redação de candidaturas, propondo e descrevendo ações de comunicação adequadas aos projetos a candidatura e à estratégia de comunicação do Alkantara
- Planear e criar conteúdos, incluindo a redação e edição de textos, para os vários canais e plataformas
- Planear e analisar resultados de campanhas segmentadas de email marketing e redes sociais (Facebook, Instagram, etc.)
- Planear e supervisionar o desenvolvimento do site alkantara.pt, com especial atenção para a acessibilidade do design, para a arquitetura de informação e para a constituição do arquivo
- Planear a produção gráfica de materiais de comunicação
- Planear e garantir a manutenção do arquivo físico e digital da comunicação dos projetos do Alkantara, histórico e em curso
- Identificar, contratar e coordenar os recursos humanos e fornecedores necessários para a execução do plano de comunicação (design, assessoria de imprensa, tradução, vídeo, fotografia, gráficas, consultorias para a acessibilidade) — em articulação com a direção artística e com a gestão e administração
- Gerir o orçamento de comunicação, garantindo o seu cumprimento, de acordo com os procedimentos administrativos do Alkantara
- Garantir a monitorização e avaliação regular dos objetivos estabelecidos e redigir relatórios
- Desenvolver parcerias estratégicas de comunicação e media partners, em articulação com a equipa de patrocínio e parcerias
- Zelar pela atualização e cumprimento transversal das normas de comunicação do Alkantara por todas as pessoas da equipa, em comunicações internas e externas
- Manter boas relações com as equipas de comunicação dos espaços de apresentação, dos coprodutores e das principais parcerias das atividades do Alkantara, garantindo a coordenação, articulação e execução das campanhas de comunicação
Perfil
Para te candidatares a esta função, deves ter:
- Formação em Comunicação/Marketing ou experiência relevante em funções similares às descritas neste anúncio
- Pelo menos 3 anos de experiência em comunicação na área cultural
- Experiência em pensamento estratégico e planeamento em comunicação
- Experiência em redação, edição e revisão de texto
- Experiência em coordenação de equipas
- Domínio de ferramentas de e-marketing (Mailchimp) e redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube, Vimeo…)
- Excelente capacidade de expressão oral e escrita em língua portuguesa
- Boa capacidade de expressão oral e escrita em língua inglesa
- Interesse por artes performativas contemporâneas
Valorizamos
- Experiência em comunicação no contexto de festivais de arte e eventos culturais
- Formação em comunicação clara, inclusiva e acessível (aplicada à produção de texto, design, programação web etc.)
- Formação em copywriting e ux writing
- Competências técnicas na edição de imagem e vídeo, nomeadamente para formatos online
- Domínio de ferramentas de edição de imagem (Photoshop e Illustrator)
- Domínio de ferramentas de trabalho em sistema operativo MAC
- Experiência na utilização de ferramentas de planeamento como Trello, Asana
- Disponibilidade imediata
Condições
- Contrato de trabalho a tempo completo (40h semanais), a termo (até 26 de janeiro de 2024), renovável
- Horário preferencial de trabalho 10h-18h, 2ª a 6ª feira
- Vencimento base mensal 1.350€
- Subsídios de almoço, férias e de Natal
- Início de funções a 3 de abril de 2023 (negociável)
Processo de recrutamento
O processo de recrutamento inclui uma entrevista, a realizar nos dias 27 e 28 de março, de forma presencial, em horário a acordar, no Espaço Alkantara. Às pessoas a entrevistar será solicitado um exercício prático, que deverá ser executado e entregue até às 23h59m de 26 de março.
Um dos nossos objetivos é que a equipa do Alkantara possa refletir melhor a cidade em que se insere, incorporando a sua diversidade e múltiplas realidades, numa lógica de inclusão e acessibilidade. Encorajamos particularmente a candidatura de pessoas racializadas, sub-representadas na equipa do Alkantara.
Para te candidatares
Preenche o formulário de candidatura aqui. O formulário estará disponível até às 23h59m 21 de março de 2023.
Todas as pessoas candidatas serão contactadas e informadas da sua seleção, ou não, para a fase de entrevista dia 23 de março.